Prefeitura de Manaus dá andamento ao ‘Curso de Formação da Guarda Municipal’ com aulas teóricas e práticas de armamento e tiro

Curso inédito de armamento e tiro é oferecido a 230 alunos do concurso da Guarda Municipal

Pela primeira vez na história, o “Curso de Formação da Guarda Municipal de Manaus” está com aulas teóricas e práticas de armamento e tiro no âmbito do concurso da corporação. O treinamento, promovido pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Pessoal (Semseg), começou na segunda-feira, 26/8, com a participação de 230 alunos, e segue até o dia 31 de outubro.

Esta é a 5ª etapa do concurso público da guarda, que visa capacitar e habilitar os integrantes para ações de patrulhamento nas ruas da capital. Nestes primeiros dias, os alunos estão acompanhando as aulas teóricas de armamento e tiro. A partir da próxima semana, as turmas serão divididas para realizar os treinamentos práticos.

Conforme o instrutor de tiro e policial civil João Paulo Elvas, as aulas de armamento e tiro, no âmbito do concurso da Guarda Municipal, são realizadas em Manaus, pela primeira vez na história, pois foi somente na atual gestão da prefeitura que os agentes passaram a realizar o patrulhamento da cidade armados.

“O que está acontecendo, agora, nunca foi feito em gestão anterior. As aulas de armamento e tiro foram introduzidas pela gestão do prefeito David Almeida. Os guardas municipais não eram armados em outras administrações, e os atuais integrantes da corporação já estão com seu devido armamento”, disse.

Todos os alunos aprovados nesta etapa do concurso, que é classificatória e eliminatória, também estarão credenciados pela Polícia Federal para portar seu armamento durante os serviços da Guarda Municipal de Manaus.

Capacitação

De acordo com o instrutor João Paulo, nesta fase, os alunos também vão receber outros tipos de treinamento. Além das inéditas aulas teóricas e práticas de armamento e tiro, o curso também contempla outras disciplinas que vão abordar as funções e atribuições das guardas municipais, a gestão integrada da segurança pública, o gerenciamento de informações e os procedimentos operacionais das guardas.

As aulas seguem até o final de outubro deste ano, com carga horária total de 476 horas-aulas. Serão quatro turmas, denominadas Alfa, Bravo, Charlie e Delta.

O treinamento é realizado pela Escola de Serviço Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad).

Para Heloisa Moreira, aluna do curso de formação da Guarda Municipal, o treinamento tem disponibilizado conhecimento teórico e prático de alto nível, visando capacitar os guardas que vão fortalecer a segurança de quem vive e mora em Manaus.

“O curso é muito impactante. Expectativa muito alta. Está sendo muito interessante cada uma das instruções. Os instrutores explicam detalhadamente para podermos cuidar da segurança da capital”, finalizou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui