Cruz religiosa rara é descoberta por criança durante excursão escolar em Jerusalém

Nehorai Nir, 10, encontrou um medalhão de cruz dourada durante uma excursão escolar à vila de Ein Karem, em Jerusalém, Israel. (Emil Aladjem, Autoridade de Antiguidades de Israel)

Durante uma excursão escolar à histórica vila de Ein Karem, em Jerusalém, Israel, uma criança de 10 anos descobriu uma surpresa inesperada.

Nehorai Nir estava colhendo plantas comestíveis com sua turma e acreditou ter visto uma romã vermelha no chão.

“Corri para pegá-lo e descobri um verme dentro, então, relutantemente, coloquei-o no chão — mas, no caminho de volta para a colina, de repente vi um objeto colorido brilhando na terra”, disse Nir, de acordo com um comunicado à imprensa da Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA).

Ele acrescentou: “Eu o tirei e fiquei imediatamente muito animado.”

A descoberta foi um intrincado medalhão em forma de cruz dourada feito com uma técnica de micromosaico.

O medalhão com cruz tem cerca de 100 a 200 anos, por isso não é classificado como uma antiguidade, mas ainda é um objeto raro, de acordo com o IAA.

 “O método de fabricação exigiu um trabalho artesanal especializado, que incluiu a colocação de vidro e pequenas pedras preciosas coloridas, colocadas com extrema precisão para formar padrões em miniatura”, disse o Dr. Amit Re’em, arqueólogo distrital do IAA em Jerusalém.

Re’em acrescentou: “Essa técnica foi desenvolvida em Roma por volta do ano de 1800 ou um pouco antes, e continuou até o início do século XX.” 

“Além de sua beleza, o significado deste medalhão está embutido em seu local de descoberta — Ein Karem, um local venerado pelo cristianismo “, disse Re’em.

Ein Karem é onde o Novo Testamento situa o nascimento de João Batista, e onde o texto diz que sua mãe Isabel conheceu a mãe de Jesus, Miriã, perto de um poço do bairro, de acordo com a IAA.

A rica história da vila também inclui duas igrejas , a Igreja da Visitação e a Igreja de São João, que atraem gerações de peregrinos a Ein Karem.

O diretor da IAA, Eli Escusido, disse no comunicado à imprensa: “Esta descoberta emocionante no mês em que os cristãos celebram o Natal coloca Ein Karem em evidência como um local central de peregrinação cristã na Terra de Israel.”

“Por meio de um objeto pequeno, mas único, somos expostos à história da emocionante jornada pessoal de um indivíduo, que nos conecta à história passada deste local e ao mundo dos peregrinos”, disse Escusido.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui