Um ávido colecionador de artefatos e fósseis recentemente fez uma descoberta impressionante antes de alertar o Departamento de Qualidade Ambiental do Mississippi (MDEQ).
Eddie Templeton encontrou uma parte de uma presa de mamute colombiano da Era Glacial exposta em um barranco íngreme enquanto explorava o Condado de Madison.
Cientistas do Serviço Geológico Estadual do Mississippi do DEQ trabalharam com o Museu de Ciências Naturais do Mississippi para escavar e estabilizar adequadamente a presa.
Templeton e a equipe passaram um dia inteiro limpando a presa para expor o fóssil de marfim de 2,13 metros de comprimento .
“Suspeitou-se, com base na forte curvatura da presa maciça, que Eddie e a equipe estavam lidando com um mamute colombiano e não com o mastodonte mais comum. Este seria o primeiro do tipo na área”, disse um comunicado de imprensa do MDEQ.
Paleontólogos do Museu de Ciências Naturais do Mississippi confirmaram que a presa pertencia a um mamute.
“O Mississippi foi o lar de três Proboscídeos durante a última era glacial: Mastodonte, Gomphothere e o mamute colombiano. Todos os três possuíam presas de marfim. Os Mastodontes são de longe os Proboscídeos mais comuns encontrados no Mississippi, pois eram pastadores, como os cervos modernos, e habitavam uma variedade de ambientes diferentes”, disse o comunicado.