A polícia de Connecticut localizou uma menina de New Haven — agora uma mulher — que desapareceu há 25 anos, quando tinha apenas 2 anos de idade.
Andrea Reyes, 27, foi sequestrada em outubro de 1999 por sua mãe biológica, Rosa Tenorio, que não tinha a custódia da criança, que a levou para o México.
“Obrigada por compartilhar nossa alegria em encontrar nossa filha Andrea. Depois de 25 anos, Deus respondeu às nossas orações e nos abençoou com a chance de conhecê-la novamente”, disse a madrasta de Andrea em uma declaração emocional durante uma coletiva de imprensa em 12 de março com o Departamento de Polícia de New Haven. “Reconhecemos que esse reencontro terá desafios, no entanto, estamos confiantes de que Deus está construindo o caminho diante de nós e guiando nossos passos.”
O pai de Andrea fez várias viagens ao México ao longo dos anos para encontrar sua filha, disse a polícia durante a entrevista coletiva.
O pai e a madrasta de Andrea agradeceram à polícia e ao National Center for Missing and Exploited Children (NCMEC). A madrasta também disse que a tecnologia de DNA ajudou a polícia a desenvolver uma pista que, por fim, os levou a Andrea, que atualmente mora no México.
Ela acrescentou que eles “não perdem de vista as famílias que esperam que seus entes queridos sejam encontrados”.
“Nós mantemos você em nossas orações, esperando pelo dia em que você também possa se reunir com seus entes queridos”, disse a madrasta de Andrea. “À medida que estabelecemos novas conexões ao longo desses dias e meses, pedimos suas orações e respeito por nossa privacidade. Esperamos que nossas boas novas um dia sejam suas boas notícias.”
Autoridades mexicanas aparentemente identificaram Reyes e sua mãe em 2000, mas “foi avisado que o Governo do México não tomaria nenhuma outra medida para remover Andrea de sua mãe”, disse o sargento John Moore do Departamento de Polícia de New Haven durante a coletiva de imprensa.
Andrea aparentemente contatou o homem que ela acreditava ser seu pai em 2023, quando a detetive Kealyn Nivakoff do Departamento de Polícia de New Haven começou a reinvestigar o caso. Para confirmar sua identidade, a polícia de New Haven fez uma parceria com a empresa de pesquisa de genealogia genética forense Othram, que finalmente confirmou uma relação pai-filha entre Andrea e seu pai.
Os sequestros familiares são o segundo tipo mais comum de sequestro de crianças nos Estados Unidos, de acordo com o NCMEC.
Em 2023, o NCMEC recebeu 1.185 casos de sequestro familiar e 59% de todos os Alertas AMBER emitidos foram para sequestros familiares.
“Um dos maiores equívocos sobre casos de sequestro familiar é que as crianças estão seguras e ‘não estão realmente desaparecidas’ porque estão com um dos pais”, disse Angeline Hartmann, diretora de comunicações do NCMEC, em uma declaração. “No NCMEC, sabemos que há muita emoção por trás desses casos, e esses cenários podem ser imprevisíveis e perigosos. Essas crianças ESTÃO desaparecidas e vivendo uma vida em fuga com seu sequestrador. Elas são forçadas a mentir sobre quem são e muitas vezes ficam isoladas. As recuperações recentes de Andrea Reyes e Aziz Khan lembram a todos que essas crianças podem ser encontradas, não importa há quanto tempo estejam desaparecidas.”
Um mandado de prisão contra Tenório continua ativo.