A SpaceX, do bilionário Elon Musk, lançou neste sábado (18) a Starship, apontada como a nave mais poderosa do mundo. Após a decolagem, o propulsor do veículo espacial explodiu, e a empresa perdeu contato com a cápsula. Não havia tripulação.
A explosão do propulsor Super Heavy (parte inferior da nave) aconteceu cerca de três minutos após o lançamento, após ele se separar da cápsula Starship (parte superior). A SpaceX admitiu que isso não era programado, mas disse que sabia da possibilidade de um incidente.
🌠⚡ SpaceX lança espaçonave Starship e sofre falha
A última tentativa da empresa SpaceX de lançar uma espaçonave na primavera do Hemisfério Norte terminou em uma explosão. Na época, a espaçonave ficou no ar por apenas cerca de três minutos. pic.twitter.com/n9EnNJzUuE
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) November 18, 2023
“O propulsor sofreu uma rápida desmontagem não programada logo após a separação do estágio, enquanto os motores da nave funcionaram por vários minutos em seu caminho para o espaço”, afirmou a empresa.
“Com um teste como este, o sucesso vem do que aprendemos, e o teste de hoje nos ajudará a melhorar a confiabilidade da Starship enquanto a SpaceX busca tornar a vida multiplanetária”.
Não houve feridos ou danos à propriedade pública por conta do acidente, informou a Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA).
🇺🇸 | AGORA: SpaceX lança Starship, o foguete mais poderoso já construído, marcando o início bem-sucedido de seu primeiro vôo de teste desde sua malfadada estreia em abril de 2023. pic.twitter.com/dHIjq2jje6
— World Events 🌎 (@Eventomund) November 18, 2023