Permissionários de gastronomia do ‘Manaus Passo a Paço’ participam de reunião de alinhamento com a Vigilância Sanitária.
Permissionários do setor de gastronomia que estarão no “Manaus Passo a Paço 2024” participaram, nesta quarta-feira, 28/8, de reunião com representantes do Departamento de Vigilância Sanitária (Visa Manaus), da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). O encontro teve a finalidade de discutir questões relacionadas à segurança alimentar e ao bom funcionamento do evento, um dos maiores festivais culturais da capital amazonense.
Durante o encontro, os permissionários assistiram a uma palestra sobre boas práticas sanitárias, ministrada por Gisele de Fontes, fiscal de saúde da Vigilância Sanitária, que destacou a importância do cuidado na preparação dos alimentos para minimizar o risco sanitário.
“Teremos um espaço gastronômico com aproximadamente 40 permissionários, e tentamos padronizar os itens que vamos ter mais atenção na fiscalização sanitária, como manipulação, organização e acondicionamento dos alimentos, para proteger a população de intoxicação alimentar. Cada barraca terá uma classificação sanitária para que eles tenham maior incentivo a estarem devidamente adequados”, destacou Gisele.
Ao final da palestra, os participantes receberam um certificado emitido pela Vigilância Sanitária, documento que, além de permitir a participação no Passo a Paço, também respalda os permissionários para atuarem em eventos futuros.
Além da capacitação, a reunião também serviu para alinhar questões operacionais do evento, como acesso para carga e descarga de equipamentos, horários de atendimento, limpeza, credenciamento, internet e trânsito. Também foram repassadas informações sobre a disposição dos espaços onde cada permissionário irá se instalar, e dúvidas gerais sobre a operação foram esclarecidas.
O empresário Douglas Lira de Menezes, do ramo de hamburgueira, irá participar do “Manaus Passo a Paço” pelo sexto ano consecutivo. Ele elogiou a organização do evento e ressaltou a importância das orientações sanitárias. “É sempre válida a iniciativa das reuniões da Vigilância Sanitária. O controle sanitário é essencial e é sempre bom relembrar o básico para quem trabalha com alimentação. A expectativa é bem alta. Vejo que a organização está bem alinhada e com certeza nossas vendas vão ser excelentes, entregando um produto de qualidade”, afirmou.
Com a organização e os detalhes bem alinhados, os permissionários estão confiantes de que o evento será um sucesso, proporcionando uma experiência segura e de qualidade para o público do “Manaus Passo a Paço 2024”.