Em nove meses, SSP-AM realizou mais de 65 ações integradas com órgãos estaduais, municipais e federais

As operações foram coordenadas pela Secretaria Executiva Adjunta de Planejamento e Gestão Integrada de Segurança

FOTOS: SSP-AM

De janeiro a setembro deste ano, a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Amazonas (SSP-AM) realizou 69 operações e Centrais de Fiscalização (CIFs) de forma conjunta com órgãos estaduais, municipais, federais e parceiros da iniciativa privada.

As ações foram coordenadas pela Secretaria Executiva Adjunta de Planejamento e Gestão Integrada de Segurança (Seagi), que nesta quarta-feira (09/10), completa 11 anos de fundação se tornando referência para outros Estados, oferecendo medidas estratégicas e operacionais no âmbito da Segurança Pública.

“A Seagi é destaque a nível nacional por agregar uma grande quantidade de órgãos estaduais, municipais, federais e até empresas privadas. Realizamos semanalmente o Colegiado, onde discutimos pautas comuns, operações e ações que envolvem a Segurança Pública, além de pautas que são trazidas por esses órgãos parceiros”, disse o secretário executivo da Seagi, coronel Almir Cavalcante.

Operações integradas

Instituída em outubro de 2013, a Seagi já elaborou ao longo dos anos 261 Planos Táticos Integrados (PTI), que consistem nas diretrizes para atuação em várias operações, como a Operação Caminhos Seguros, Operação Parintins, Operação Cirandas, Operação Shamar, Operação Virtude, Operação Vestibular UEA 2024, Operação Enem, dentre outras.

“Quando é realizado um grande evento ou uma operação específica do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) nós somamos esforços e alinhamos com os coordenadores. Após isso, iniciamos o planejamento para as atividades, discutindo juntamente com esses órgãos a forma como cada um irá atuar na entrega daquela ação”, ressaltou o coronel Almir.

Ainda conforme o coronel, a Segi também atua na ativação do Gabinete de Crise, que tem como objetivo o enfrentamento de situações decorrentes de calamidades e desastres, bem como a busca da melhor solução para os diversos casos que se apresentam.

“Atuamos em casos de grandes desastres no nosso estado e participamos do acionamento do Gabinete de Crise, para alinhar estratégias e solucionar o evento crítico. Todos os órgãos que de alguma forma estejam relacionados ao caso são acionados e o efetivo da Seagi se empenha no planejamento e na coordenação das atividades que serão realizadas a partir desse Gabinete”, explicou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui