O Núcleo de Repressão a Roubos no Transporte Coletivo e Rotas do Polo Industrial de Manaus (NURRC) da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), registrou nos últimos três meses mais de 30 prisões. De acordo com o diretor da unidade, delegado Charles Araújo, neste período, cinco grupos criminosos foram desarticulados em ações integradas com a Polícia Militar do Amazonas (PMAM).
O Núcleo foi criado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), por determinação do governador Wilson Lima, e tem como objetivo proporcionar uma resposta rápida à sociedade. “Esses números demonstram que estamos no caminho certo e não vamos dar descanso a essas pessoas que insistem em praticar crimes nessa modalidade e tirar a paz da nossa população de bem e do trabalhador”, afirmou o secretário da SSP-AM, Vinícius Almeida.
O delegado Charles Araújo ressaltou que durante os três meses de atuação, o núcleo tem trabalhado com o levantamento das informações sobre os grupos criminosos que atuam especificamente em coletivos e rotas.
“Já podemos ver pelos números que a tendência é de diminuição, tanto de assaltos a rotas quanto a coletivos e estamos aí fazendo as devidas investigações, subsidiando o poder judiciário para que saiam os mandados e consigamos tirar esses indivíduos de circulação” disse o delegado.
Dentre as prisões registradas está a de um grupo desarticulado entre os dias 19 e 23 de setembro. Ao todo foram presos Antônio Marcelo Lima de Figueiredo Filho, 26; Israel Mota dos Santos, 28; Kleverton Ramos da Silva, 20, conhecido como “Pará”; e Yuri Queiroz de Oliveira, 24. Além deles, um adolescente de 16 anos foi apreendido.
Somente Yuri, segundo o delegado Charles Araújo, é suspeito de ter praticado pelo menos 12 assaltos a ônibus e coletivos entre os dias 1º de setembro e 16 de setembro.
Reduções em 2024
Conforme o Centro Integrado de Estatística de Segurança Pública (CIESP), entre janeiro e agosto deste ano, Manaus apresentou redução de 35% no número de roubo a ônibus do transporte coletivo. A tendência de desaceleração se mantém em 2024, com uma diferença de 285 roubos a menos registrados até o momento em comparação ao mesmo período de 2023.
Em apenas três meses de vigência, o núcleo já desarticulou cinco quadrilhas, somando mais de 30 prisões e cumpriu 25 mandados. A maioria das prisões, conforme destacado pelo delegado Charles Araújo, foi realizada de forma conjunta com as equipes da Polícia Militar (PMAM).
Mais Ações
A Polícia Militar do Amazonas intensificou as ações do Núcleo com as Operações Rota Segura e Catraca, que reforçam o policiamento das rotas de empresas do Distrito Industrial e de transportes coletivos. Os trabalhos são coordenados pelo Comando de Policiamento Especializado (CPE). Além disso, a PMAM também implementa a operação “Ajuricaba”, que envolve policiamento ostensivo e repressivo.