Nos últimos 12 meses, PMAM faz apreensão recorde de armas de fogo e registra aumento em recaptura de foragidos e prisões

Outro destaque para a instituição foram os investimentos do Governo do Amazonas, como a inauguração do novo batalhão da Rocam

Foto: Divulgação / PMAM

Em 12 meses, a Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio das unidades policiais da instituição, apreendeu 1.230 armas de fogo. Um aumento de 13% em relação aos 12 meses anteriores, quando 1.093 armas de fogo foram retiradas de circulação. Os dados são da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) da PMAM.

Os números apontam, ainda, que a instituição registrou aumento de 59% de recaptura de foragidos. Foram 621 foragidos recapturados, sobretudo em ações de patrulhamento de rotina. Nos 12 meses anteriores, o número de recapturas foi de 390. Isto evidencia que a recaptura de foragidos da Justiça apresentou o maior percentual de aumento.

No período de um ano, as ações da instituição detiveram 4.447 maiores por envolvimento em diversos crimes, enquanto no mesmo período anterior, 3.601 maiores foram detidos, o equivalente a um aumento de 23%. O número de apreensão de arma branca também teve aumento em 55%, foram 1.022 nos últimos 12 meses.

À frente da Polícia Militar do Amazonas há um ano, o comandante-geral, coronel PM Klinger Paiva, destacou que os números positivos são decorrentes de estratégias direcionadas no desenvolvimento das operações ostensivas e em conjunto com outros órgãos do sistema de segurança, além dos investimentos concedidos pelo Governo do Amazonas.

“Intensificamos o patrulhamento ostensivo em áreas de maior incidência criminal, o que também auxilia na prevenção de crimes em áreas consideradas de movimentação de tráfico. A PMAM também vem realizando maior número de operações coordenadas em conjunto com instituições de segurança e com apoio da Inteligência. O que reflete de forma significativa na qualidade de nossas operações”, explicou o coronel Klinger.

Ainda, segundo o comandante-geral, os números positivos são reflexo do aumento de 34% de pessoas abordadas em relação ao período anterior. O trabalho ininterrupto realizado pelos policiais militares colabora para prevenção de outros crimes, como homicídio e latrocínio.

Maior apreensão de armas de fogo da história do Amazonas

Uma ocorrência atendida pela 13ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), no mês de fevereiro, resultou na maior apreensão de armas de fogo da história do Amazonas. Foram 36 armas de fogo retiradas de circulação, durante ação policial no bairro Nossa Senhora de Fátima 2, zona norte de Manaus.

A ocorrência resultou na apreensão de 31 pistolas de diversos modelos e calibres, quatro fuzis calibre 5.56, uma submetralhadora calibre 40, além de 95 munições de fuzil e 90 carregadores de munições de diferentes calibres. O material apreendido representa aproximadamente R$ 500 mil de prejuízo ao crime organizado.

Ampliação de atendimentos de Saúde na PMAM

Os números da corporação também mostram que os serviços e atendimentos da Diretoria de Saúde (DS) ampliaram após a chegada dos 21 oficiais de saúde, no Hospital da Polícia Militar (HPM), no final de abril. Eles foram aprovados no concurso público realizado em 2022, e convocados pelo governador Wilson Lima, no dia 6 de novembro de 2023.

Foram 110.721 pessoas alcançadas pelos serviços e atendimentos de saúde da instituição, entre janeiro e julho deste ano. No mesmo período do ano passado, 132.006 pessoas foram alcançadas. Isto significa que os atendimentos realizados este ano ultrapassarão o número de atendimento do ano passado.

“A Polícia Militar vem investindo significativamente na saúde dos policiais militares. Nós reconhecemos a importância de que, como gestão, é necessário investir no bem-estar da nossa tropa, pois isso também irá refletir na eficácia do trabalho deles nas ruas”, enfatizou o coronel Klinger.

Inauguração do novo batalhão da Rocam

Outro marco importante para a instituição, neste período, foi a entrega do novo batalhão das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam), inaugurado pelo governador Wilson Lima, no primeiro semestre deste ano.

Com investimento de R$ 14,1 milhões, o prédio possui estrutura completa e moderna, com área de treinamento de padrão internacional.

“Este investimento permitiu com que os ‘Rocanianos’ tivessem um batalhão com uma das estruturas mais modernas do País. Dentro dele, os policiais militares contam com um ambiente que simula becos e vielas. Fazendo com que o treinamento das equipes da Rocam seja mais eficaz nas incursões, permitindo uma resposta rápida e coordenada em situações de risco”, finalizou.

Denúncia

A Polícia Militar do Amazonas orienta a população que informe imediatamente ao tomar conhecimento de qualquer ação criminosa, por meio do disque denúncia 181 ou pelo 190. A identidade do denunciante será mantida em sigilo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui