SSP-AM realiza primeiro Curso de Inteligência em Segurança Pública do Amazonas 

O curso é coordenado pela Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai) 

FOTO: Victor Levy e Divulgação/SSP-AM

A Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) iniciou nesta segunda-feira (19/08), o 1º Curso de Inteligência em Segurança Pública, totalmente idealizado pela pasta, por meio da Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai). A iniciativa tem como objetivo a formação, aperfeiçoamento e especialização dos servidores do Sistema de Segurança Pública do Amazonas e de outros estados da federação, além de servidores de outras secretarias e instituições que cooperam ativamente com a segurança pública.

Para o secretário da SSP-AM, coronel Vinícius Almeida, o curso é um marco para a segurança pública amazonense. Ele ressaltou, ainda, que as ações de inteligência somadas às atividades realizadas pela Polícia Militar (PMAM) e Polícia Civil (PC-AM) com apoio do Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC) e Corpo de Bombeiros têm contribuído para as reduções alcançadas no Amazonas.

“Esse curso vai propiciar capacitação para a nossa Secretaria e além dela para a Polícia Militar, para os Bombeiros e para a Polícia Civil. Temos também, diversos convidados que estarão participando deste curso, que é um marco para a nossa instituição”, reafirmou o secretário.

Para o Chefe do Estado Maior da PMAM, coronel Bruno Azevedo, o curso vai aumentar a integração entre as ações de inteligências das Forças de Segurança, assim como os conhecimentos adquiridos pelos militares poderão ser difundidos aos demais policiais da instituição. “Entendemos que a inteligência é vetor de redução dos índices de criminalidade e esses policiais, depois de formado, serão multiplicadores, fortalecendo o nosso sistema de inteligência da Polícia Militar integrando com as outras agências de segurança das diversas instituições”, destacou o coronel

O curso

O 1º Curso de Inteligência em Segurança Pública, conforme secretário-executivo da Seai, Divanilson Cavalcanti, terá a duração de 30 dias, com uma carga horária total de 230 horas, divididas entre 14 disciplinas e quatro palestras.

“Essa missão foi dada no início da nossa gestão pelo secretário de Segurança, coronel Vinícius e hoje, nós estamos concretizando justamente trazendo todos esses profissionais para que eles possam interagir durante esse período e aprimorar as práticas de inteligência para assessorar o tomador de decisão”, informou o secretário executivo.

Além disso, conforme Divanilson, o curso vai capacitar profissionais para identificar, analisar e neutralizar ameaças à ordem social e à segurança dos cidadãos. “O curso busca promover, também, a doutrina das normas e padronizações nacionais, bem como a compreensão das leis e regulamentos que norteiam a atividade de inteligência, garantindo que a prática seja realizada dentro dos limites éticos e legais. Formando assim, agentes altamente qualificados e conscientes do seu papel fundamental na proteção da sociedade”, descreveu Cavalcanti.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui