Início Política Em Sessões Virtuais deputados aprovam medidas para ajudar população durante pandemia

Em Sessões Virtuais deputados aprovam medidas para ajudar população durante pandemia

Nas Sessões Virtuais, realizadas por videoconferência, os deputados da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) debateram e aprovaram esta semana soluções para ajudar a população durante a pandemia do coronavírus (Covid-19). É a primeira vez na história do Parlamento amazonense que as sessões são realizadas 100% on-line, podendo ser acompanhadas em tempo real pelas redes sociais.

Os parlamentares apresentaram, debateram e aprovaram projetos, indicações e requerimentos para minimizar os impactos na vida social e econômica dos amazonenses (CONFIRA A LISTA COMPLETA NO FINAL DA MATÉRIA). Os destaques foram os projetos de Leis que proíbem o corte de serviços essenciais, como água e energia elétrica, gás e tratamento de esgoto em todo o Estado durante a pandemia. As propostas inicialmente foram apresentadas pelos deputados Josué Neto e João Luiz (Republicanos) e ganharam adesão de todos os parlamentares.

Também foi aprovada uma solicitação ao governo do Estado, de suspensão da cobrança do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre o fornecimento de energia elétrica de residências enquanto durar a pandemia do novo coronavírus. Segundo os autores do Requerimento, deputados Ricardo Nicolau e Wilker Barreto, a medida visa baratear as contas para a população.

Sessões Virtuais

As Sessões Virtuais aconteceram terça-feira (24), quarta-feira (26) e quinta-feira (27), transmitidas via Facebook, Instagram, Twitter e YouTube, registrando um alcance de aproximadamente 121 mil visualizações. A iniciativa recebeu elogios de representantes das Assembleias dos Estados do Acre, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina, que solicitaram informações sobre a plataforma e formato usado pela Aleam.

De acordo com o diretor de informática da Aleam, Márcio Siqueira, as sessões são realizadas através de uma plataforma via videoconferência e com o uso dos dispositivos dos próprios deputados (celulares e computadores), além dos equipamentos que o Parlamento já utilizava para fazer as transmissões simultâneas via redes sociais. A única despesa extra, segundo ele, é da plataforma de videoconferência que é de cerca R$ 350 por mês.

Propostas aprovadas no Parlamento:

Projeto n◦ 108/2020- proíbe o corte de água, energia elétrica, gás e outros serviços essenciais à população. De autoria dos deputados Josué Neto e João Luiz (Republicanos).

Projeto n◦ 109/2020- proíbe o aumento das tarifas de serviços essenciais, como água, luz, esgoto e telefone. De autoria dos deputados Josué Neto e João Luiz (Republicanos).

Projeto n◦ 665/2019- obriga a sanitização ou desinfecção de ambientes fechados e de acesso coletivo.

Mensagem nº 001/2020 enviada pela Prefeitura de Manaus- Decreta Estado de Calamidade Pública em Manaus, até o dia 31 de dezembro. Medida aprovada com emenda da Assembleia do Amazonas, criando uma comissão formada por deputados, para acompanhar as ações da Prefeitura, relacionadas ao combate do Covid-19.

Requerimentos:

Foram aprovados 76 requerimentos de autoria dos deputados. Entre solicitações e indicações, os parlamentares encaminharam suas demandas ao Governo Federal, autarquias, Governo do Estado, Prefeituras de Manaus e interior.

Entre os requerimentos que já foram atendidos, está o do presidente da Aleam, Josué Neto, que solicitou que o Estado disponibilizasse abrigo aos moradores de rua durante a pandemia. O local escolhido para atender a demanda, foi a Arena Amadeu Teixeira, localizada na Zona Centro-Sul de Manaus.

O deputado Adjuto Afonso (PDT), também enviou requerimento ao Executivo. O parlamentar solicitou que a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), seja a instituição intermediadora do Estado junto ao Bando Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no recebimento de recursos de combate ao Covid-19.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

LEIA TAMBÉM

 5 vítimas da matança em uma residência no Nova Cidade foram velada em uma...

Momentos de dor e desespero tomaram conta, na tarde deste domingo (17), do velório das cinco pessoas mortas na chacina ocorrida na noite deste...

 Impeachment do Ministro que ama soltar bandidos esta pronto para ser encaminhado ao senado

O advogado Modesto Carvalhosa afirmou nesta quinta-feira, 7, que vai ingressar no Senado com pedido de impeachment contra o ministro Gilmar Mendes (conhecido como papai noel dos bandidos), do Supremo Tribunal Federal,...

 Platiny faz homenagem a Projeto de Inclusão Social do TCE e ADEFA

AMAZONAS - Autor da Sessão Especial em homenagem ao Projeto de Inclusão Social de parceria da Associação de Deficientes Físicos do Amazonas (ADEFA) e...

´Cem por cento só confio no meu pai e na minha mãe`, diz Bolsonaro...

O presidente eleito Jair Bolsonaro afirmou nesta quarta-feira que o ministro extraordinário da transição, Onyx Lorenzoni, é a melhor pessoa para responder sobre a suspeita de que...

¨Confira os detalhes na imagem do apto de pobre do petralha¨- Lula (O Honesto)

BRASIL - Um dos imóveis, um triplex de 215 metros quadrados, pertence à família do ex-presidente Lula. O empreendimento conta com três quartos, cinco banheiros,...
.