Início Política EUA dizem que caça da Venezuela ameaçou avião militar americano

EUA dizem que caça da Venezuela ameaçou avião militar americano

Em um novo sinal da crescente hostilidade entre os dois países, o Exército dos Estados Unidos disse neste domingo que um caça venezuelano seguiu “agressivamente” um avião Aries II EP-3 da Marinha americana que sobrevoava o espaço aéreo internacional.

O entrevero entre os dois aviões ocorreu na sexta-feira, no mesmo dia em que o governo de Donald Trump anunciou que iria impor sanções a quatro altos funcionários da agência militar de contrainteligência da Venezuela .

No comunicado divulgado neste domingo, o Exército dos EUA disse que um “caça de fabricação russa  acompanhou agressivamente o EP-3 a uma distância insegura no espaço aéreo internacional por um período prolongado de tempo, pondo em risco a segurança da tripulação e a missão do EP-3”.

O avião EP-3, segundo o Exército americano, foi abordado de modo “não profissional” pelo caça Sukhoi Su-30 sobre águas do Caribe. O Exército americano disse que “rotineiramente conduz voos multinacionais em missões de detecção e de monitoramento”.

Já o comunicado do governo venezuelano afirma que a aeronave dos EUA foi detectada no espaço aéreo do país na manhã de sexta-feira e não informou sua presença às autoridades locais, o que representou um risco para outros aviões na área. Às 11h33, hora local, dois caças venezuelanos interceptaram a aeronave e ela foi escoltada para fora do espaço aéreo da Venezuela, acrescentou o texto.

Os dois aviões não colidiram e ninguém ficou ferido no incidente. As Forças Armadas dos EUA não deram detalhes da missão do EP-3 e nem disseram onde exatamente o encontro, segundo sua versão, teria ocorrido.

O governo Trump tem aplicado pesadas sanções contra indivíduos e empresas estatais venezuelanos, em um esforço para tirar do poder o presidente venezuelano Nicolás Maduro, cuja reeleição em 2018 foi considerada ilegítima pelos Estados Unidos e por mais 53 países.

“O regime de Maduro continua a minar as leis internacionalmente reconhecidas e demonstra seu desprezo pelos acordos internacionais que autorizam os EUA e outras nações a conduzir com segurança voos no espaço aéreo internacional”, afirmou o Exército americano no comunicado. A declaração também criticou a Rússia, dizendo que o encontro próximo no ar “demonstra o apoio militar irresponsável da Rússia ao ilegítimo regime de Maduro”.

A Venezuela compra armas russas desde o governo de Hugo Chávez (1999-2013), depois que os Estados Unidos pararam de fornecer armamentos ao país e também proibiram que outros países vendessem a Caracas equipamento militar com componentes americanos.

Desenvolvido nos anos 1980 pela então União Soviética, o caça Su-30 fez seu primeiro voo em 1989, mas entrou em operação apenas em 1996. Seu design é baseado no Sukhoi Su-27 , um dos caças de maior sucesso produzidos pela Rússia. No caso do Sukhoi Su-30 , ele foi usado em operações russas durante a Guerra da Síria , especialmente para escoltar bombardeiros. Além disso, participou de ações como a ofensiva na província de Hama, em 2017.

A Venezuela tem 24 unidades do Su-30, compradas entre 2006 e 2008.

Apesar da grave situação econômica, Maduro não engavetou um plano para adquirir outras 12 unidades. Cada avião tem o custo estimado deUS$ 37,5 milhões.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

LEIA TAMBÉM

 5 vítimas da matança em uma residência no Nova Cidade foram velada em uma...

Momentos de dor e desespero tomaram conta, na tarde deste domingo (17), do velório das cinco pessoas mortas na chacina ocorrida na noite deste...

 Impeachment do Ministro que ama soltar bandidos esta pronto para ser encaminhado ao senado

O advogado Modesto Carvalhosa afirmou nesta quinta-feira, 7, que vai ingressar no Senado com pedido de impeachment contra o ministro Gilmar Mendes (conhecido como papai noel dos bandidos), do Supremo Tribunal Federal,...

 Platiny faz homenagem a Projeto de Inclusão Social do TCE e ADEFA

AMAZONAS - Autor da Sessão Especial em homenagem ao Projeto de Inclusão Social de parceria da Associação de Deficientes Físicos do Amazonas (ADEFA) e...

´Cem por cento só confio no meu pai e na minha mãe`, diz Bolsonaro...

O presidente eleito Jair Bolsonaro afirmou nesta quarta-feira que o ministro extraordinário da transição, Onyx Lorenzoni, é a melhor pessoa para responder sobre a suspeita de que...

¨Confira os detalhes na imagem do apto de pobre do petralha¨- Lula (O Honesto)

BRASIL - Um dos imóveis, um triplex de 215 metros quadrados, pertence à família do ex-presidente Lula. O empreendimento conta com três quartos, cinco banheiros,...
.