O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, lançou nesta segunda-feira, 16/9, a terceira etapa do “Programa de Requalificação Viária de Manaus – Requalifica”, já considerado o maior projeto de recapeamento executado pela administração municipal na capital. “De fato, é um programa muito exitoso e que está atendendo as expectativas da população. Ultrapassamos a meta para a primeira fase do Requalifica e iremos avançar ainda mais, graças ao nosso equilíbrio fiscal e econômico, que tem nos possibilitados realizar um grande pacote de obras este ano”, destacou o prefeito.

O lançamento do Requalifica 3 foi realizado no bairro Hileia, zona Centro-Oeste, onde homens e máquinas já concluíram o serviço de fresagem na rua Alfredo Valois e deram início à aplicação da primeira camada do novo asfalto na via, que ainda receberá uma segunda camada para garantir a durabilidade do serviço. Ao todo, 121 ruas de todas as zonas da cidade, num total de 76 quilômetros, serão beneficiadas.

Segundo Arthur Neto, os trabalhos da terceira etapa seguem o modelo do que foi feito no Requalifica 1, que chegou a marca de 98 quilômetros de vias recuperadas. Ao todo, mais de 205 ruas receberam os serviços de drenagem, recapeamento completo, além de novas calçadas, meio-fio e sarjetas onde foi necessário. A Prefeitura de Manaus deverá executar, ainda este ano, o Requalifica 2, que está em fase de licitação.

“A população tem aprovado a forma correta como temos executado o programa de requalificação das ruas da cidade, com asfaltamento sério”, reforçou o prefeito de Manaus. “Tivemos problemas burocráticos no Requalifica 2, que vai sair daqui alguns dias, mas já estamos na rua com o Requalifica 3, começando com o asfaltamento de quatro vias do Hileia”, completou.

Ainda conforme o prefeito, além do trabalho de recapeamento do Requalifica, outros R$ 100 milhões serão investidos numa grande ação de tapa-buracos. “Estou muito feliz, porque estamos em plena atividade, estamos trabalhando. Manaus está sendo requalificada na infraestrutura, mas também na educação, na saúde, nas suas finanças, porque é a cidade mais sólida financeiramente do país e a que tem a melhor Previdência pública”, destacou Arthur Virgílio Neto.

E os moradores do Hileia, que fizeram questão de acompanhar o começo dos trabalhos, aprovam o serviço. “Para nossa satisfação o prefeito veio aqui, estamos muito contentes e muito satisfeitos com as principais ruas sendo asfaltadas”, contou o morador Evaldo Pereira.

“O sentimento é de pura gratidão. O Requalifica está recuperando a rua que passa o transporte público e nós moradores agradecemos muito”, comemorou a vice-presidente da Associação de Moradores do Hileia, Maria João Ramos.

O Programa de Requalificação Viária de Manaus integra o pacote de obras em comemoração aos 350 anos da cidade. Somente na primeira etapa, foram mais de 300 colaboradores e mais de 50 máquinas envolvidos, levando mais qualidade de vida e mais trafegabilidade para ruas de todas as zonas do município. O Requalifica 1 foi executado em quatro lotes, por quatro empresas experientes, que venceram processo licitatório e atuaram sob a supervisão da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf).

Além do Hileia, o Requalifica 3 já conta com outras frentes de obras espalhadas pela cidade. “Hoje nós estamos em cinco frentes, além do Hileia, estamos também no Shangrilá, no conjunto Osvaldo Frota, no bairro Grande Vitória e no conjunto Tiradentes”, informou o secretário municipal de Infraestrutura, Kelton Aguiar.

 

Texto – João Pedro Figueiredo / Semcom

Fotos – Alex Pazuello / Semcom

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here