Prefeitura promove 1º Encontro do Menor Aprendiz com palestras sobre qualidade de vida no trabalho

Fotos - Divulgação/Semsa

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), e da Divisão do Centro Regional de Saúde do Trabalhador (Divcerest), iniciou, nesta quarta-feira, 20/3, a programação do 1º Encontro do Menor Aprendiz. O evento contou com ciclo de palestras sobre cuidado e qualidade de vida no trabalho, tendo como público-alvo adolescentes e jovens atendidos pela instituição Pró-Menor Dom Bosco.

A programação segue até a próxima sexta-feira, 22, nas instalações do Pró-Menor Dom Bosco, localizado no bairro Zumbi dos Palmares, zona Oeste de Manaus, e vai atender 1.200 pessoas, entre jovens-aprendizes e participantes dos projetos sociais da instituição, com a realização de palestras e oferta de vacinas.

Durante o evento, o chefe da Divcerest, Jean Maximynno Lopes, explicou que a programação do evento foi elaborada com o objetivo de abordar questões de ambiente e processo de trabalho, com ações voltadas para o Abril Verde, que é uma iniciativa para conscientizar a população sobre a importância da saúde e segurança do trabalho.

“A Semsa Manaus, por meio do Divcerest e o apoio do Distrito de Saúde Leste, veio até aqui trazendo ações de Educação em Saúde relacionadas ao trabalho, ambiente, adoecimento e primeiro emprego, aproveitando a oportunidade para incentivar a vacinação e apoiar as ações do Março Lilás, movimento voltado à conscientização e combate ao câncer do colo de útero”, informou Jean Lopes.

De acordo com o diretor do Pró-Menor Dom Bosco, padre Angel Manuel Martin Nieto, a instituição atende adolescentes e jovens de 12 a 22 anos, em situação de vulnerabilidade social, em diferentes projetos, e ações como o evento coordenado pela Semsa contribuem na educação dos jovens que estão em preparação para a vida.

“Muitos elementos participam da formação dos jovens. A instituição busca parcerias e apoio com outras instituições que, ao longo do ano, trazem apresentações e palestras para fortalecer alguns desses elementos que darão consistência a esse conjunto de formação”, afirmou padre Angel Martin.

As palestras promovidas pela Semsa abordam temas como: Trabalho Infantil e suas repercussões na saúde; Desvendando o corpo, Sexo seguro e relações saudáveis; Segurança alimentar; e Saúde Bucal.

“O Disa Leste vai participar da ação nesses três dias, em que os adolescentes e jovens serão divididos em seis turmas, no horário da manhã e tarde, apoiando a realização das palestras e ofertando serviços de vacinação e distribuição de kit odontológico. É uma forma de apoiar as ações que serão desenvolvidas em alusão à campanha Abril Verde”, informou a chefe do setor de Análise de Situação de Saúde do Disa Leste, Kátia Maria Menezes da Cruz.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui