Prefeitura realiza ação de sensibilização e combate à violência contra a mulher

Fotos - Diego Lima / Semasc

Como parte da programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher, celebrado na última sexta-feira, 8/3, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), realizou, nesta terça-feira, 12/3, uma ação de sensibilização e combate à violência contra a mulher no bairro Nossa Senhora de Aparecida, na zona Sul.

Durante a manhã, equipes do Departamento de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher percorreram a tradicional feira itinerante da Aparecida e seus arredores, distribuindo material informativo e orientando a população quanto aos serviços oferecidos pela gestão municipal para mulheres vítimas de violência.

“A abordagem socioeducativa tem esse objetivo de divulgar informações e chegar de forma mais próxima da população para que todos tenham ciência do que é violência doméstica e quais são os canais de denúncia. É uma forma simples e objetiva de divulgarmos as informações que consideramos essenciais”, destacou a Simone Menezes, assistente social do Departamento de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher.

Políticas afirmativas para mulheres 

Na Semasc, a Subsecretaria Municipal de Políticas Afirmativas para as Mulheres e de Direitos Humanos é responsável por formular e executar políticas e ações afirmativas voltadas para a prevenção, combate e enfrentamento à violência contra as mulheres, por meio da assistência social e jurídica, assim como o acompanhamento psicológico à mulher em situação de violência doméstica e familiar.  

A subsecretaria também busca promover a emancipação feminina por meio da realização de cursos de qualificação, visando a geração de renda e o empreendedorismo, procedimentos necessários para viabilizar a superação das violências sofridas. Para isso, a gestão municipal conta com o Centro de Referência dos Direitos da Mulher (CRDM), localizado no bairro Flores, na zona Centro-Sul, e com a Ycamiabas – Casa de Acolhimento para Mulheres Vítimas de Violência, no bairro Nossa Senhora de Aparecida, na zona Sul.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui