Rodrigo Tobias busca ampliação do Teto MAC, junto ao Ministério da Saúde

O Secretário de Saúde do Amazonas, Rodrigo Tobias de Souza, cumpre agenda nesta terça e quarta-feira (23 e 24/07), em Brasília. Uma das missões é levar para aprovação no Ministério da Saúde 13 propostas de habilitação de leitos e credenciamento de serviços que representam aumento de pelo menos R$ 8,1 milhões/ano de repasses federais à Susam. O secretário também participa da assembleia do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass).

Conforme Tobias, alguns leitos para os quais o Estado aguarda habilitação junto ao MS já estão ativados e serviços em fase de credenciamento também. Mas o Estado acaba pagando com a fonte do próprio tesouro estadual, quando há recursos disponíveis do Teto da Média e Alta Complexidade (MAC), fonte federal, para os mesmos.

Caso dos 50 leitos de UTI no Hospital da Zona Norte Delphina Aziz, cinco leitos de UTI no Instituto da Criança do Amazonas (Icam), recém-habilitados e que aguardam a publicação da Portaria do MS.

“Queremos ampliar nosso teto MAC e, por isso, organizamos os serviços na rede para que possam ser credenciados, assim como os leitos, que serão habilitados e, dessa forma, poderemos receber mais recursos da fonte federal. É um movimento que estamos fazendo em nível estadual, mas também vamos realizar juntos com os municípios para que não percamos mais recursos, como acontecia no passado”.

FOTO: DIVULGAÇÃO/SUSAM

1 COMENTÁRIO

  1. Bom dia em primeiro lugar quero infatizar fatos que em rio preto da Eva a nossa situação e precária na área da saúde tem pessoas que estão muito doentes em ramais e não recebe nenhuma visita eles prometem e não cumpri as vezes vem visitam umas três casas e voltam tendo vários hipertensos diabéticos aqui em nosso ramal estamos jogados as traças nossa dificuldade para chegar nos nas USB e muito dificultoso pois a nosso ramal o tráfego e péssimo para nos locomover nos eu estou falando como uma das pessoas diabéticas e hipertensas não existe remédios nas farmácias temos que tirar do nosso próprio bolso pra comprar quantas vezes chego nas farmácias pra pegar minhas pílulas LOZARTANA POTÁSSICA E GLIBENLAMIDA E OUTROS,e as atendentes dizem não tem só pra semana agente retoma e outra vez elas dizem não tem e nunca tem as dispensas estão totalmente vazias não podemos denunciar porque ficam com raiva da gente nossa comunidade e ramal Amazonas km 123 rio preto da eva sou dona Sônia Maria presidente da associação dos produtores rurais.meu tele 92994885585.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here