Prevenção à Raiva: FVS-RCP sensibiliza estudantes de Medicina Veterinária e Biologia de Manaus para atuar na área

Dia Mundial contra a Raiva é neste sábado (28/09)

FOTOS: Divulgação/FVS-RCP

Para marcar o Dia Mundial contra a Raiva, neste sábado (28/09), a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) realiza, até esta sexta-feira (28/09), programação de palestras em universidades de Manaus para sensibilizar estudantes de Medicina Veterinária e de Biologia sobre a importância da prevenção à raiva.

Promovida pela Gerência de Zoonoses do Departamento de Vigilância Ambiental e Controle de Doenças da FVS-RCP, instituição da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), em parceria com o Centro de Controle de Zoonoses de Manaus, e campanha visa engajar futuros profissionais na luta contra essa doença, que pode atingir animais mamíferos e seres humanos.

“A educação é uma ferramenta fundamental no combate à raiva. Ao sensibilizarmos os estudantes, visamos, no futuro, profissionais ainda mais comprometidos com a saúde pública e com o combate de doenças zoonóticas como a raiva”, disse a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.

As visitas iniciaram no dia 24 de setembro e seguiram pelo Centro Universitário Fametro, Uninorte, Universidade Nilton Lins e Insituto Federal do Amazonas. À frente das atividades, visitando os estudantes, o gerente de Zoonoses da FVS-RCP, Deugles Cardoso, destaca a importância da atuação da vigilância em prevenção que os médicos veterinários podem desempenhar na identificação precoce de casos e na promoção da vacinação de animais mamíferos.

“A raiva é uma doença 100% prevenível por meio da vacinação. Nosso objetivo é conscientizar os futuros médicos veterinários sobre a responsabilidade que terão em suas mãos para proteger a saúde animal mamífero potencialmente transmissores do vírus da raiva e, consequentemente, a saúde pública”, ressaltou Deugles.

Educação em saúde

A campanha da FVS-RCP está alinhada com os esforços globais de prevenção da raiva, sendo a conscientização de estudantes uma estratégia para estimular que a próxima geração de profissionais contem com esse ramo da medicina veterinária e atuem no enfrentamento da doença e na proteção da saúde da população e dos animais mamíferos.

Dia Mundial Contra a Raiva

O Dia Mundial contra a Raiva, no dia 28 de setembro, é uma data para promover o combate e conscientizar sobre a prevenção sobre a doença que é uma zoonose causada por um vírus que infecta animais mamíferos domésticos e silvestres.

A transmissão às pessoas ocorre, principalmente, pelo contato com a saliva infectada através de mordidas ou arranhões de animais mamíferos infectados. A vacinação contra a raiva, para pessoas e animais mamíferos, é a principal estratégia para a prevenção da doença.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui