AMAZONAS – O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, deputado David Almeida (PSB), apresentou nesta quinta-feira (21), a Constituição do Estado do Amazonas atualizada.
A Carta Magna do Estado que há dez anos não era atualizada recebeu 35 emendas constitucionais, aprovadas pela Casa Legislativa, desde 2008.
David explicou que a Constituição do Estado com o texto atualizado já está disponível no site da Assembleia, de forma digital e a partir de agora cada emenda aprovada no Poder será inserida automaticamente. Disse ainda que a Aleam vai fazer a versão impressa do novo livro constitucional para ser distribuído nos setores públicos, nas escolas e bibliotecas públicas.
“De dez anos para cá já foram aprovadas 35 emendas constitucionais no Amazonas. Hoje todas elas estão inseridas no novo texto da Constituição”, ressaltou David.
O parlamentar lembrou que em uma votação de um projeto da Defensoria Pública do Estado, na Aleam, o deputado Serafim Correia recorreu à Constituição para alegar uma inconstitucionalidade naquilo que se apresentava, que era a iniciativa da DPE em mudar as questões administrativas.
“Essa casa, numa emenda constitucional datada de 2012, fez a desvinculação da instituição que passou a ter autonomia financeira e administrativa. Ou seja, a Constituição estava desatualizada e se não tivéssemos atentado para isso, poderíamos ter prejudicado a Defensoria. De lá para cá outras emendas foram aprovadas e agora estão inseridas na Carta Magna”, disse.
Regimento Interno
O novo Regimento Interno da Casa Legislativa Estadual, criado em 2010, teve a sua primeira revisão e atualização entregue nesta quinta-feira, 21, à Mesa Diretora. A revisão foi feita pela mesma Comissão Especial que atualizou a Constituição do Estado do Amazonas.
De acordo com o presidente David Almeida, a Assembleia entregará a todos os setores da casa, o regimento interno revisado e atualizado.
O diretor de documentação da Assembleia, o advogado Emerson Lima, informou que a Comissão Especial composta por uma equipe multidisciplinar entrega para a casa legislativa e para a sociedade essas duas importantes atualizações.
“Veja a dificuldade de um acadêmico de direito ou estudante para concurso, de se submeter a uma prova onde é requisitado algum texto constitucional em que ele não está na Constituição em si, mas disperso. Então esse trabalho que a comissão fez foi de garimpar essas 35 emendas dispersas e inserir no texto constitucional e assim fica mais para quem estuda, para os parlamentares e toda a sociedade”, pontuou.
Agora o material com as duas revisões será encaminhados para a gráfica para encadernação e capa.
Foto: Joel Arthus