Prefeito de Manaus se diz vítima de deepfake e aciona polícia

Fotos – Divulgação/Seminf

Um áudio circulando em grupos de WhatsApp desde ontem (21/12) aponta para um possível marco negativo nas eleições de 2024, revelando o uso da inteligência artificial como ferramenta para ataques políticos. Nesse caso, a primeira vítima é o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), que teve sua voz manipulada em um áudio que vocifera ataques e insultos contra professores municipais.

Na montagem, utilizando inteligência artificial, com duração de cerca de 8 segundos, uma voz que parece a do prefeito é ouvida chamando os professores de “vagabundos”, acusando-os de buscar dinheiro de forma fácil. O conteúdo do áudio gerou indignação e levou David Almeida a tomar providências imediatas para identificar a origem dos disparos e prometer denunciar os responsáveis à Justiça. Este incidente em Manaus indica uma preocupante incursão da inteligência artificial no cenário político, gerando debates e audiências públicas no Congresso Nacional nos últimos dias.

O temor generalizado entre políticos é o uso de deep fakes, situações em que, por meio de inteligência artificial e montagens, fatos são fabricados e discursos são manipulados para prejudicar candidatos.

O Gestor municipal acionou a polícia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui