A diocese de Nova Friburgo Nova Friburgo (RJ) anunciou nesta quarta-feira, 29, o afastamento temporário do padre Ricardo Pinheiro da Silva Schueller. O sacerdote foi flagrado dando puxões em uma criança enquanto a batizava, no último sábado,25.
Em comunicado, a organização informou que o líder religioso estará em um “retiro de direção espiritual, com a restrição de celebração pública da missa”. O padre Jandir Pereira Corrêa foi nomeado Administrador Paroquial em caráter provisório. A decisão foi tomada pelo Bispo Diocesano Luiz Antonio Lopes Ricci.
O incidente aconteceu no sábado, na Paróquia de São Sebastião do Alto, na Região Serrana do Rio de Janeiro. No vídeo, a criança aparece se movimentando e chorando bastante. Sem paciência, o sacerdote puxa a menina pela cabeça com força, pelo menos duas vezes, em direção à pia batismal, para continuar o processo do rito. Na última, a mãe retira a mão do padre e abraça a bebê.
Ela e a tia da criança, que estava ao lado, falam algo para o religioso. Ele pede desculpa e a chama para tirar uma foto. À uma emissora local, os familiares disseram estar revoltados e pediram justiça.
Na terça-feira, 28, a família da criança registrou um boletim de ocorrência contra o padre Ricardo Pinheiro da Silva Schueller.
Por meio da diocese de Nova Friburgo Nova Friburgo (RJ), o padre pediu perdão, reconheceu que houve uma “falta de caridade com a família, a criança e os convidados” e afirmou que assim que o ato terminou se desculpou.