Um mercado festivo de Natal na Alemanha Oriental explodiu em caos depois que um carro atropelou um grupo de pessoas na cidade de Magdeburg na sexta-feira, em um suposto ataque terrorista.
Entre 60 e 80 pessoas ficaram feridas, de acordo com um porta-voz do serviço de resgate local, conforme relatado pela AFP, enquanto as autoridades continuam investigando o incidente.
Vários feridos estariam em estado crítico, e vários relatos citando a emissora pública alemã MDR disseram que pelo menos duas pessoas foram mortas, uma delas supostamente uma criança.
O porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Matthew Miller, chamou o incidente de “ataque”, escrevendo em uma publicação nas redes sociais: “Estamos horrorizados com o ataque de hoje em Magdeburg, Alemanha. Enviamos nossas condolências aos afetados e apoiamos nossa amiga e aliada Alemanha.”
Em uma atualização nas mídias sociais, o Departamento de Polícia de Magdeburg disse em uma postagem traduzida que o suspeito é um médico saudita de 50 anos. Eles disseram que sua suposição atual é que ele era um “perpetrador solitário”.
A BBC informou que o motorista dirigiu cerca de 400 metros pelo mercado antes de ser dominado por policiais que apontaram armas para ele e supostamente gritaram para que ele não se movesse.
A polícia local foi até X para confirmar que “Extensas operações policiais estão ocorrendo atualmente no mercado de Natal de Magdeburg.
“O mercado de Natal no centro da cidade está fechado”, acrescentou. “Mais relatórios serão feitos.”
O chanceler alemão, Olaf Scholz, não forneceu nenhuma atualização, mas em uma mensagem postada no X em alemão disse: “Os relatórios de Magdeburg sugerem que algo ruim está prestes a acontecer.
“Meus pensamentos estão com as vítimas e suas famílias”, ele acrescentou. “Estamos ao lado delas e do povo de Magdeburg. Meus agradecimentos vão para os dedicados socorristas nessas horas de ansiedade.”
A ministra do Interior alemã, Nancy Faeser, garantiu aos frequentadores do mercado no mês passado que, embora não houvesse indícios de qualquer perigo em comparecer aos mercados de Natal, era melhor permanecer vigilante, informou o Independent .
O incidente envolvendo um veículo passando por um mercado de Natal ecoou ataques anteriores realizados na Alemanha, incluindo o de 2016, quando um caminhão passou por um mercado de fim de ano em Berlim e matou 12 pessoas, além de ferir outras 50, no que a Casa Branca disse na época acreditar ter sido um ataque terrorista .
Em Atualização
Sarah Rumpf-Whitten é redatora de notícias de última hora para a Fox News Digital e a Fox Business.
Dicas e ideias de histórias podem ser enviadas para sarah.rumpf@fox.com e no X: @s_rumpfwhitten .