
O Papa Francisco retomará a “ventilação mecânica não invasiva” na terça-feira, apesar de sua condição permanecer estável, anunciou o Vaticano.
“Hoje as condições clínicas do Santo Padre permaneceram estáveis. Ele não teve episódios de insuficiência respiratória ou broncoespasmo”, disse o Vaticano em uma atualização noturna. “Ele permaneceu sem febre, sempre alerta, cooperativo com as terapias e orientado.”
“Esta manhã ele mudou para terapia de oxigênio de alto fluxo e realizou fisioterapia respiratória. Esta noite, conforme planejado, a ventilação mecânica não invasiva será retomada até amanhã de manhã. O prognóstico permanece reservado”, continuou a declaração.
“Durante o dia ele alternou oração e descanso e esta manhã recebeu a Eucaristia”, disse também o Vaticano.
Fontes do Vaticano também disseram à Fox News na terça-feira que a perspectiva do papa é “complexa” e que o homem de 88 anos ainda não está fora de perigo. Eles também notaram que ele estava doente demais para aparecer em um vídeo divulgado hoje mais cedo que normalmente incluiria o Papa falando
O papa foi internado no Hospital Gemelli, em Roma, em 14 de fevereiro. Os médicos primeiro diagnosticaram uma infecção complexa do trato respiratório, viral, bacteriana e fúngica, e posteriormente o início de pneumonia em ambos os pulmões.
O Papa Francisco sofreu duas crises respiratórias agudas na segunda-feira, uma situação médica complexa que foi menos perigosa que o broncoespasmo de sexta-feira, anunciou o Vaticano.
Na manhã de terça-feira, o papa retornou a um tubo nasal de alto fluxo de oxigênio e estava acordado, continuando os exercícios respiratórios, de acordo com as fontes.
Eles também disseram que é “[p]rematuro pensar” se Francisco tem uma ordem de Não Ressuscitar.
“Gostaria de agradecer por suas orações, que sobem ao Senhor dos corações de tantos fiéis de muitas partes do mundo”, disse o Papa Francisco em uma mensagem publicada em sua conta X no domingo.
“Sinto todo o carinho e proximidade de vocês e, neste momento especial, sinto como se estivesse sendo ‘carregado’ e apoiado por todo o povo de Deus”, acrescentou.
Melissa Chrise, Courtney Walsh e Landon Mion, da Fox News, contribuíram para esta reportagem.




