Polícia Militar do Amazonas apreende meia tonelada de cocaína em área de mata no município de Maués

O prejuízo ao crime organizado está estimado em R$40 milhões

FOTOS: Giselle Simões/PMAM

Em operação integrada desencadeada no município de Maués (276 quilômetros de Manaus), a Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio da Companhia de Operações Especiais (COE), apreendeu meia tonelada de cocaína, munições, armas de fogo e veículos ligados ao crime, na terça-feira (27/01).

Os detalhes sobre a ocorrência foram apresentados em coletiva de imprensa, na manhã desta quarta-feira (28/01), no Quartel do Comando Geral da PMAM, localizado na Rua Benjamin Constant, bairro Petropólis, zona sul de Manaus.

O comandante do Comando de Policiamento Especializado (CPE), coronel PM Alysson Lima, explicou que o material ilícito estava escondido em área de mata, na zona rural do município, nas proximidades de uma pista de pouso clandestina utilizada para o recebimento de drogas por meio de aeronave, local que também havia um acampamento improvisado às margens do rio.

“O Gefron (Grupo Especial de Fronteira) do Mato Grosso já estava monitorando essa aeronave, eles tiveram conhecimento que essa aeronave já tinha entrado no espaço aéreo brasileiro, fizeram contato com a Polícia Militar do Amazonas, juntamente com a FICCO e informaram que ela tinha pousado no município de Maués. Com isso, a COE, juntamente com a FICCO fizeram contato com a Força Aérea e conseguiram uma aeronave para leva-los até Maués”, detalhou o comandante.

O comandante da COE, major PM Ricardo Lemos, salientou que a COE tem se destacado no combate ao narcotráfico pela eficiência operacional e resultados expressivos, atuando em território marcado por grande extensão territorial e por fronteiras com países estratégicos para o tráfico internacional de drogas.

“Ao longo desses anos, a COE vem se destacando no combate aos narcotraficantes. Infelizmente não foi possível encontrá-lo (os suspeitos), pois eles com o barulho da aeronave conseguiram fugir através do rio. Mas ficamos com os entorpecentes e os materiais apreendidos, com os aviões e as duas pistolas”, ressaltou o major Lemos.

Além da droga, que representa um prejuízo estimado em R$ 40 milhões ao crime organizado, as equipes também encontraram uma aeronave, que seria usada para transportar os entorpecentes; dois quadriciclos, duas armas de fogo, 183 munições calibre 9 milímetros e 35 munições de calibre .380. Todo material foi encaminhado à sede da Polícia Federal.

Integração e Inteligência

O chefe do Estado-Maior Geral da PMAM, coronel PM Bruno Azevedo, destacou que a apreensão é resultado da intensificação das ações policiais no interior, especialmente em rotas estratégicas de escoamento de drogas, e contou com apoio da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Amazonas (FICCO/AM), Polícia Federal, Polícia Militar do Mato Grosso (PM/MT), Grupo Especial de Fronteira (Gefron/MT), Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer/MT) e Força Aérea Brasileira (FAB).

“Essa apreensão vem com a determinação do comandante-geral coronel Marcos Klinger que, desde o ano passado, determinou a intensificação das operações no interior, a intensificação do combate ao crime organizado e a intensificação do combate ao tráfico de drogas. Ano passado, a Polícia Militar apreendeu mais de 28 toneladas de entorpecentes, comparando com ano de 2024, onde apreendeu aproximadamente 22,5, tivemos um aumento de mais de 25% nesse índice”, disse o coronel Azevedo.

Denúncia

A Polícia Militar do Amazonas orienta a população a informar, imediatamente, ao tomar conhecimento da ação criminosa, por meio do disque denúncia 190. A identidade do denunciante será mantida em sigilo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui