A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada de Polícia (DEP) de Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus), com o apoio da Ronda Maria da Penha, da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), prendeu, na quinta-feira (29/01), dois irmãos, de 35 e 40 anos, investigados por diversos crimes praticados contra uma mulher de 33 anos. A vítima é ex-companheira do irmão dos suspeitos, que se encontra preso.
De acordo com as investigações, a motivação dos crimes seria vingança, uma vez que os autores são irmãos do ex-companheiro da vítima, preso no dia 4 de dezembro de 2025 pelos crimes de estupro de vulnerável e favorecimento à prostituição contra a filha da mulher, de 11 anos, sua ex-enteada.
Segundo a delegada Joyce Coelho, as diligências tiveram início após a vítima comparecer à delegacia e relatar que vinha sofrendo ameaças do ex-cunhado, de 35 anos, e de outros familiares que residem no mesmo terreno, no bairro São Francisco.
“Eles faziam de tudo para tentar expulsá-la do local e, diante da negativa, cortavam de forma recorrente a energia elétrica da residência, o que levou a concessionária de energia do município a nos solicitar apoio, devido à necessidade constante de religação da fiação”, informou a delegada.
Diante da situação conflituosa, a mulher solicitou uma medida protetiva de urgência contra o homem de 35 anos, a qual foi descumprida pelo agressor. Na sexta-feira (23/01), ele compareceu à residência da vítima e a agrediu fisicamente.
Conforme a autoridade policial, a vítima retornou à delegacia para denunciar o fato, ocasião em que foi solicitada à Justiça a prisão preventiva do suspeito. A ordem judicial foi decretada na segunda-feira (26/01) e cumprida na quarta-feira (28/01), enquanto a mulher realizava a mudança para outra residência, acompanhada pela Ronda Maria da Penha.
“No mesmo momento em que ela providenciava a mudança, fomos cumprir o mandado, pois recebemos a informação de que o suspeito estaria no local. Em seguida, tomamos conhecimento de que o outro ex-cunhado, de 40 anos, havia invadido o domicílio, furtado quilos de alimentos, quebrado objetos, além de injuriar e difamar a vítima”, detalhou Joyce Coelho.
Procedimentos
O homem de 35 anos foi preso em cumprimento a mandado de prisão preventiva e responderá pelos crimes de lesão corporal e descumprimento de medida protetiva. Já o suspeito de 40 anos foi preso em flagrante pelos crimes de ameaça, injúria, furto, apropriação indébita e dano. Ambos permanecerão à disposição do Poder Judiciário.





