A Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), implantou na tarde desta quinta-feira, 29 de janeiro, no auditório do Sebrae, o Comitê Municipal de Mortalidade Materna, Fetal e Infantil. A iniciativa reúne diferentes instituições e profissionais com o objetivo de reduzir óbitos evitáveis e fortalecer a rede de atenção à saúde da mulher e da criança no município.
O evento contou com a participação de médicos, enfermeiros, equipes multidisciplinares de saúde, representantes do Corpo de Bombeiros, do Conselho Municipal de Saúde e de outras instituições parceiras.
Conforme a programação apresentada, o comitê terá caráter técnico, educativo e não punitivo, com foco na investigação qualificada das causas de óbitos e na proposição de melhorias no pré-natal, parto, puerpério e assistência infantil.
Durante a solenidade, a prefeita em exercício Vanessa Gonçalves destacou o compromisso da gestão municipal com a pauta materno-infantil. “Com toda certeza eu quero louvar essa iniciativa da nossa gestão e eu fiz questão de poder estar presente aqui para dizer que o Poder Público, a nossa gestão municipal acolhe e abraça essa causa. É importante nós acompanharmos e reduzir esses índices”, afirmou.
A prefeita também ressaltou a importância do pré-natal e do acompanhamento das gestantes. Vanessa Gonçalves destacou ainda que o comitê permitirá a produção de relatórios e o fortalecimento de políticas públicas.
O secretário municipal de Saúde e presidente do comitê, Clerton Rodrigues, classificou a implantação como um marco para Parintins. “Hoje é um dia histórico para o município de Parintins, quando nós instalamos o Comitê de Mortalidade Materna, Fetal e Infantil”, afirmou. Segundo ele, a iniciativa é fruto do trabalho da administração. “É resultado do trabalho do prefeito Mateus, da vice-prefeita Vanessa Gonçalves, pelo investimento que se faz nessa área da linha materna infantil”, destacou.
A coordenadora da Vigilância em Saúde e vice-presidente do comitê, Elaine Pires, explicou o papel técnico do grupo. “O Comitê Municipal de Mortalidade Materna, Fetal e Infantil e Mulheres de Idade Fértil é um dispositivo técnico da Secretaria Municipal de Saúde, responsável por fazer a investigação e a análise das causas de morte”, explicou.
Segundo ela, o foco é identificar falhas e propor soluções. “Uma vez investigada e analisada a causa raiz, são detectados possíveis problemas e, com isso, são propostas sugestões de melhorias na rede de atenção à saúde materno-infantil”, afirmou.
Elaine Pires destacou que o comitê atua de forma integrada a outras estratégias. “O objetivo é fortalecer a rede materno-fetal e infantil no município de Parintins, atrelando com outras ações que já estão acontecendo, como o PlanificaSUS”, disse. Para ela, o resultado esperado é claro: “o objetivo final é a redução dos óbitos no município de Parintins”.
Texto Márcio Costa – SEMSA/SECOM
Fotos: Arleison Cruz – SECOM





