Forte atuação da Delegacia Especializada resulta na recuperação de 458 veículos roubados e furtados e na prisão de 85 pessoas no Amazonas

A Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (DERFV), da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), desempenhou forte atuação em 2025, no combate aos crimes envolvendo veículos. Como resultado, foram recuperados 458 veículos roubados ou furtados e realizadas 85 prisões relacionadas a esses crimes, em investigações conduzidas tanto na capital quanto no interior do estado.

 

De acordo com dados da DERFV referentes a 2025, a unidade policial especializada instaurou 422 Inquéritos Policiais (IPs), recuperou 307 veículos no interior do estado e 151 em Manaus, totalizando 458 veículos. Esse quantitativo representa um crescimento de 86,2% em comparação a 2024, quando foram recuperados 246 veículos.

 

Segundo o delegado Rodrigo Barreto, titular da DERFV, os resultados alcançados refletem a atuação contínua e integrada da PC-AM no enfrentamento aos crimes envolvendo veículos, fortalecendo a confiança da população no trabalho policial.

 

“Nas operações realizadas na capital, contamos com o apoio do Cerco Eletrônico da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), que tem sido fundamental para o nosso trabalho. E no interior do estado, as investigações são 100% fruto da expertise da equipe da DERFV”, destacou o delegado.

 

Conforme a autoridade policial, em 2025 a delegacia especializada deflagrou 16 operações em 16 municípios, resultando na recuperação de 307 motocicletas. Na capital, o saldo também foi positivo, com a recuperação de 151 veículos, entre carros, motocicletas e caminhões que haviam sido roubados ou furtados.

 

“As investigações apontaram a necessidade de deslocamento para o interior. Realizamos um mapeamento e identificamos que algumas regiões do estado apresentam índices expressivos de roubos e furtos de veículos. Na calha do rio Madeira, por exemplo, o trabalho policial resultou na recuperação de 136 motocicletas”, detalhou Rodrigo Barreto.

 

Ainda segundo o delegado, a atuação intensificada culminou em 85 prisões, a maioria decorrente do cumprimento de mandados de prisão preventiva representados à Justiça pela DERFV.

 

“No final do ano, realizamos a Operação Black Flag, expressão do automobilismo que indica desrespeito às regras da corrida. Nessa ação, prendemos 13 indivíduos envolvidos em roubos e furtos de veículos, inclusive alguns oriundos de outros estados, como Paraíba e São Paulo”, relembrou.

 

Além da Operação Black Flag, a Operação Rota Interrompida, deflagrada nos meses de setembro, outubro e novembro, também se destacou, com a devolução de mais de 100 motocicletas, provenientes de roubos e furtos, aos seus proprietários.

 

O delegado mencionou ainda o trabalho de apoio prestado às locadoras de veículos, com o objetivo de prevenir crimes de estelionato, prática em que criminosos alugam veículos, realizam adulterações e os enviam para outros estados.

 

“A Polícia Civil, por meio da DERFV, continuará com sua atuação diligente em 2026, com foco em ampliar ainda mais os números de prisões e de veículos recuperados e devolvidos às vítimas”, finalizou o delegado.

 

FOTOS: Alex Pazuello/Secom, Erlon Rodrigues e Divulgação/PC-AM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui