A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), esclareceu, nesta segunda-feira (09/02), a ocorrência registrada na madrugada de domingo (08/02), no bairro Cidade de Deus, zona norte de Manaus, durante o cumprimento de mandado de prisão preventiva. A ação resultou na morte de Daniel de Oliveira Batista, de 34 anos, conhecido como “Barba”, em decorrência de intervenção de agente de segurança pública.
Em coletiva de imprensa, o delegado Ricardo Cunha, titular da DEHS, prestou esclarecimentos sobre o caso e destacou a elevada periculosidade do investigado. Daniel Batista era alvo de investigações por envolvimento direto em uma série de homicídios de extrema gravidade ocorridos na capital amazonense.
“Entre os crimes investigados está o homicídio do empresário Luiz Tarcísio Xavier de Souza Filho, de 39 anos, ocorrido em 28 de janeiro deste ano. O suspeito também já havia sido preso em 2025 pela DEHS, apontado como um dos executores do assassinato do empresário Abraam Lincoln, ocorrido em 31 de dezembro de 2024, no bairro Planalto, zona centro-oeste de Manaus”, relatou o delegado.
O investigado também possuía antecedentes criminais pelos crimes de roubo e adulteração de veículos.
Intervenção policial
De acordo com o delegado, na madrugada de domingo, equipes da DEHS realizavam diligências para o cumprimento do mandado de prisão expedido pela Justiça quando o suspeito reagiu de forma violenta à abordagem policial.
“Durante a abordagem, realizada em via pública e após a montagem de cerco policial, ao perceber a aproximação das equipes, o suspeito tentou fugir em um veículo, colidiu contra viaturas e efetuou disparos de arma de fogo contra os policiais, o que obrigou a equipe a revidar a injusta agressão, nos estritos limites da legalidade”, explicou Cunha.
Ainda segundo a autoridade policial, o homem foi atingido durante a intervenção, socorrido com vida e encaminhado ao Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Platão Araújo, na zona leste da capital, onde não resistiu aos ferimentos e foi a óbito.
“No local da ocorrência, foram apreendidas armas de fogo, carregadores e munições de diversos calibres, além de veículos envolvidos na ação. A perícia foi acionada e realizou os procedimentos técnicos cabíveis. Os fatos foram formalizados em Boletim de Ocorrência (BO), e os procedimentos seguem sob responsabilidade da DEHS”, informou o delegado.
O titular da especializada também ressaltou que a DEHS atua de forma contínua, técnica e incansável no combate aos homicídios, com a realização de prisões, desarticulação de grupos criminosos e encaminhamento de Inquéritos Policiais (IP) ao Poder Judiciário e ao Ministério Público.
“Nosso compromisso é com a sociedade amazonense, com a defesa da vida, com o combate qualificado aos homicídios e com a responsabilização de todos aqueles que insistem em transformar Manaus em palco de violência”, reforçou.
A Polícia Civil do Amazonas segue atuando de forma firme e dentro da legalidade, assegurando que autores de crimes dessa natureza sejam devidamente responsabilizados.





