
O presidente Donald Trump disse no sábado que “não se importaria nem um pouco” se as montadoras aumentassem os preços devido ao impacto de suas próximas tarifas sobre carros fabricados no exterior, argumentando que a medida levará a mais compras de carros produzidos nos EUA.
“Eu não poderia me importar menos se eles aumentassem os preços, porque as pessoas vão começar a comprar carros feitos nos Estados Unidos”, disse Trump à NBC News. “Espero que eles aumentem os preços, porque se o fizerem, as pessoas vão comprar carros feitos nos Estados Unidos. Temos muitos.”
O presidente também disse que não alertou as montadoras sobre o aumento de custos em resposta às tarifas – refutando relatos de que ele fez as ameaças como uma forma de controlar o preço dos carros.
Isso acontece depois que Trump anunciou tarifas de 25% sobre carros e autopeças de fabricação estrangeira , gerando preocupações sobre potenciais aumentos de preços que impactariam os consumidores. As tarifas são parte dos esforços do presidente para promover a manufatura americana, já que ele argumentou que as tarifas levariam os produtores estrangeiros de automóveis a transferir a produção para os EUA e impulsionar os empregos americanos.
As tarifas, que devem entrar em vigor na quarta-feira, serão permanentes, disse o presidente.
“Absolutamente, eles são permanentes, claro. O mundo vem roubando os Estados Unidos pelos últimos 40 anos e mais”, disse Trump.
“E tudo o que estamos fazendo é sendo justos e, francamente, estou sendo muito generoso”, acrescentou.
Se os impostos forem totalmente repassados aos consumidores, o preço médio de um veículo importado poderá aumentar em US$ 12.500, o que pode impactar a inflação geral, de acordo com a Associated Press.
Trump disse que só consideraria negociar com os países para reduzir as tarifas “se as pessoas estivessem dispostas a nos dar algo de grande valor”.
Apesar do ceticismo dos economistas sobre as tarifas que beneficiam os Estados Unidos e das críticas de líderes estrangeiros, Trump afirma que os EUA desfrutarão de crescimento a longo prazo como resultado.
“Na maior parte, acredito que isso fará com que os carros sejam fabricados em um único local”, disse Trump a repórteres na quarta-feira.
A Reuters contribuiu para esta reportagem.
FOX News