O Mundial de Clubes começa nesta quarta-feira, com o Real Madrid em busca de seu terceiro título seguido – o quarto em cinco anos, o sétimo na história. Tais feitos seriam inéditos, mas seis clubes estão nos Emirados Árabes para tentar quebrar essa soberania, são eles: River Plate, Chivas, Espérance, Kashima, Team Wellington e Al Ain.
A tabela do Mundial de Clubes
Para isso, contam com o fato de encontrar pelo caminho o gigante europeu enfraquecido pelas recentes saídas de Zidane e Cristiano Ronaldo – não é à toa que ocupa apenas a quarta colocação no Campeonato Espanhol, com cinco derrotas em 15 jogos (incluindo a goleada por 5 a 1 do Barcelona que custou o cargo de Lopetegui).
Confira abaixo os classificados
Europa – Real Madrid (Espanha)
América do Sul – River Plate (Argentina)
América do Norte e Central – Chivas (México)
África – Espérance (Tunísia)
Ásia – Kashima Antlers (Japão)
Oceania – Team Wellington (Nova Zelândia)
País-sede (Emirados Árabes) – Al Ain
Team Wellington e Al Ain abrem o torneio nesta quarta-feira às 13h30 e, quem vencer essa fase preliminar, encara o Espérance – sendo que o vencedor terá pela frente o River Plate numa das semifinais. Do outro lado da chave, Kashima Antlers, de Zico, e Chivas se enfrentam para saber quem enfrentará o campeão europeu Real Madrid.
A primeira parte da competição será em Al Ain, enquanto os três últimos jogos (semifinal do Real Madrid, além de disputa de terceiro lugar e final) serão disputados em Abu Dhabi. Leia abaixo mais sobre os sete times da competição.
Destaques
Apesar das recentes saídas de Zidane e Cristiano Ronaldo, as duas principais referências do clube na década, o Real Madrid ainda é o… Real Madrid. Muito além da camisa, teve sete indicados entre os 30 concorrentes à Bola de Ouro: Bale, Benzema, Isco, Marcelo, Sergio Ramos, Varane, além de Modric, o vencedor (tanto do prêmio da revista francesa, quando do The Best da Fifa).
O elenco ainda conta com nomes como Courtois, Casemiro e Kroos, titulares em quase todas as equipes do mundo, e jovens valores como Asensio, Lucas Vazquez e Vinicius Junior. Ou seja, deveria dispensar apresentações.
Técnico
Um dos coadjuvantes da geração de galácticos da década passada, o argentino Santiago Solari subiu do Real B para o time principal com a demissão de Julen Lopetegui em outubro.
Histórico no torneio
É a décima participação, a quinta desde que a competição foi incorporada à Fifa. São seis títulos (1960, 1998, 2002, 2014, 2016 e 2017) e dois vices até aqui – teve ainda a quarta colocação no Mundial de 2000, no Brasil. O Peñarol, em 1966, e o Boca Juniors, em 2000, foram os únicos sul-americanos até hoje a levarem a melhor em uma decisão diante dos maiores campeões europeus.
Brasileiros
Casemiro, Marcelo e Vinicius Junior. Os dois primeiros participaram do recente bicampeonato mundial como titulares (sendo que o lateral-esquerdo ainda esteve na conquista em 2014), enquanto o jovem de 18 anos disputará a competição pela primeira vez.
Fonte: Globo Esporte





