Uma mulher identificada como Paloma Melo, de 22 anos, viralizou ao relatar nas redes sociais que fez uma laqueadura. Moradora do Rio de Janeiro e mãe de uma menina de 2 anos, ela foi criticada ao optar por não engravidar novamente.
Paloma já havia inserido a inserção de um DIU, que é um método contraceptivo. No entanto, junto com o marido, ela resolveu não ter mais filhos e contou a experiência da cirurgia.
No entanto, muitos seguidores resolveram criticá-la e opinar sobre a vida dela. “Vou te seguir para daqui uns 10 anos ver você arrependida de ter feito isso.”, diz um dos comentários. “Vai se arrepender. Deus não perdoa”, disse outro.
Mas também teve quem a apoiou. “Feliz que você conseguiu e foi apoiada pelos médicos. Que mais mulheres consigam”, comentou uma internauta.
Paloma também foi questionada sobre se a filha pedisse um irmão mais novo em algum momento, mas ela respondeu que a filha nunca fez esse questionamento.
A laqueadura é um processo permitido pela lei (14.443/2022) desde março deste ano. Em agosto de 2022, o Senado aprovou a proposta, de autoria da deputada Carmen Zanotto, diminuindo a idade mínima para a esterilização voluntária de 25 para 21 anos, além da liberação para pessoas sem filhos (com idade mínima) e não ser exigido o consentimento por parte do parceiro.