Os interessados em participar do concurso público do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) têm até as 18h (horário de Brasília), desta sexta-feira (30/01), para realizar a inscrição. O certame oferece 140 vagas para os cargos de Analista Ambiental, de nível superior, e Assistente Ambiental, de nível médio, além de cadastro de reserva.
Ao todo, são 90 vagas para Analista Ambiental, distribuídas em 19 especialidades, e 50 para Assistente Ambiental (nível médio). As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site do Cebraspe (https://www.cebraspe.org.br/
Para concorrer ao cargo de Analista Ambiental, é exigida formação em Administração, Análise de Sistemas, Antropologia, Biologia, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia Agronômica, Engenharia Ambiental ou Sanitarista, Engenharia Civil, Engenharia de Pesca, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Engenharia Química, Geografia, Geologia, Medicina Veterinária, Pedagogia, Química ou Sociologia, conforme estabelecido no edital. As provas objetivas estão previstas para o dia 29 de março de 2026, em Manaus.
Para o diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, o concurso representa um avanço institucional importante e vai reforçar a estrutura técnica do órgão, especialmente nas atividades finalísticas de controle e proteção ambiental em todo o estado.
“O ingresso de novos servidores efetivos vai fortalecer as ações de licenciamento, fiscalização e monitoramento ambiental, ampliando a capacidade de resposta do Ipaam. Esse concurso atende a uma diretriz do governador Wilson Lima de fortalecer os órgãos ambientais e aprimorar os serviços oferecidos à população”, destacou Gustavo Picanço.
O presidente da Comissão do Concurso do Ipaam, o analista ambiental Alexandre Souza e Silva, explicou que o edital foi elaborado com base nas necessidades administrativas e técnicas do Instituto, após um trabalho de planejamento e organização conduzido pela comissão.
“Desde o início de 2025, a comissão vem atuando de forma contínua para estruturar todas as etapas do concurso, desde a definição das especialidades até o cronograma. O objetivo foi assegurar um processo bem organizado e alinhado às demandas internas do Ipaam”, finalizou Alexandre Souza.





