Projeto elaborado pelo Idam resulta em aumento da produção de banana em Ipixuna

Projeto de crédito rural elaborado pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), através do programa Afeam-Agro, resultou em aumento significativo da produção de banana na comunidade Curu, no município de Ipixuna (distante 1.367 quilômetros de Manaus). O projeto, viabilizado em 2019, concedeu crédito rural para capital de giro e custeio agrícola para o produtor familiar Roseni Souza Macedo, gerando melhoria na renda de sua família e a expansão de seu plantio.

Para o gerente da unidade local do Idam, Valdécio da Silva Gomes, Roseni e sua família são referência na produção de banana. “Roseni hoje tem todo o material necessário para o plantio. Embora o crédito rural tenha sido direcionado ao custeio agrícola e manutenção do plantio existente, os recursos deram sustentação para que ele pudesse ampliar sua lavoura. Hoje, ele tira mensalmente uma renda líquida de cerca de R$ 3,5 mil de sua produção”, explicou o gerente.

Atualmente, Roseni e sua família têm uma colheita de dois cortes de banana por mês, com uma produção mensal de cerca de 190 cachos de banana pacovan e prata. Conforme Valdécio, esse aumento já resultou em uma resposta positiva por parte dos outros produtores da comunidade. O resultado positivo do trabalho de extensão rural permitiu que a comunidade se disponha a investir na cultura da banana através do crédito rural orientado.

“Os agricultores da Comunidade Curu são atualmente responsáveis por 75% da produção de banana do município, e a maioria deles foram financiados pela Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), através de projetos elaborados pelo Idam”, salientou.

Roseni se diz feliz com os resultados e ressaltou a importância do trabalho do Idam junto à comunidade. “O Idam tem incentivado a produção através de ações de assistência técnica, visitas e palestras de boas práticas de produção, que nos deixam melhor assistidos com relação às nossas atividades agrícolas”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui