
Uma suposta explosão de gás abalou a maior cidade da África do Sul na quarta-feira, deixando pelo menos uma pessoa morta e dezenas de feridos.
As autoridades de Joanesburgo estão investigando a causa de uma explosão que resultou na morte de um homem cujo corpo foi encontrado pelos bombeiros debaixo de um veículo.
Além da morte do homem, pelo menos 48 pessoas teriam ficado feridas.
A causa da explosão durante a hora do rush da noite de quarta-feira no centro de Joanesburgo ainda não está clara. A empresa que fornece gás para aquela parte da cidade disse não acreditar que seus dutos subterrâneos fossem os responsáveis, como as autoridades pensaram inicialmente.
Uma investigação está em andamento, pois as autoridades da cidade trouxeram especialistas para determinar quais outros tubos ou cabos subterrâneos havia na área e para determinar se havia ameaça de outra explosão ou vazamento de gás.
“Ainda estamos procurando a fonte”, disse Panyaza Lesufi, primeiro-ministro da província de Gauteng, onde fica Joanesburgo.
As autoridades estimaram que uma área que cobre cinco quarteirões da cidade foi danificada e pelo menos seis estradas foram afetadas. Pelo menos 34 veículos foram danificados, alguns deles virados de lado ou em cima de outros veículos. Outros caíram em fendas escancaradas que apareceram no meio das estradas, pois os danos pareciam uma cena de um filme apocalíptico.
A explosão aconteceu pouco antes das 17h45 de quarta-feira, disse Lesufi, no momento em que muitas pessoas se reuniam nas ruas para pegar um táxi microônibus para casa, um dos meios de transporte mais comuns na África do Sul . A maioria dos veículos danificados eram táxis microônibus. Testemunhas oculares disseram que algumas pessoas estavam sentadas nos ônibus quando a explosão as jogou para o alto.

Um homem, que não deu seu nome, disse à estação de televisão eNCA que estava em seu carro quando ouviu “um grande som. Em seguida, eu estava no ar e meu carro estava capotando”.
Ele disse que estava abalado, mas ileso.
A explosão ocorre apenas algumas semanas depois de outra explosão, na periferia leste de Joanesburgo, matar 17 pessoas , incluindo três crianças de 1, 5 e 15 anos.
As autoridades atribuíram a explosão a um vazamento de gás tóxico supostamente relacionado a uma operação ilegal de processamento de ouro .
A Associated Press contribuiu para este relatório.