Dando continuidade ao fortalecimento do abastecimento de água para as famílias ribeirinhas, a Prefeitura de Parintins iniciou nesta segunda-feira (02) a instalação de dois reservatórios de 10 mil litros e extensão de 800 metros de rede na comunidade São Pedro do Marajó, e mais um de 5 mil litros, com 150 metros de rede para a comunidade Betânia.
O trabalho, comandado pelo prefeito Mateus Assayag e pela vice Vanessa Gonçalves, é executado por equipes do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), e vai beneficiar cerca de 300 pessoas nas duas localidades no rio Uaicurapá. As frentes de serviço fazem parte da programação de investimentos para 2026.
“Estamos trabalhando dentro de um planejamento feito entre Prefeitura e SAAE, onde vamos atendendo as comunidades que mais precisam, tendo em vista que as populações nessas localidades estão crescendo e o prefeito Mateus dá total atenção para as escolas e para as famílias que precisam ter água para suas atividades”, explica o diretor da autarquia, Marquinho da Luz.
A coordenadora da comunidade São Pedro do Marajó, Jahnny Gonçalves, destacou o trabalho da gestão do prefeito Mateus Assayag em ter a sensibilidade com os comunitários.
“O propósito de atender todas as comunidades com distribuição de água já bota um fim no problema que a gente enfrenta no período da estiagem, que é buscar água em longas distâncias”, disse.
Ao todo, o investimento municipal vai entregar, nas duas comunidades, novos poços tubulares, castelos e as redes de distribuição totalmente gratuitos. Os reservatórios e a tubulação chegam com o objetivo de promover mais eficiência na entrega da água potável, garantindo reservas para abastecer as comunidades quando houver interrupções no fornecimento de energia elétrica nos bombeamentos, comuns na zona rural.
Texto: Júnior Cabral – SECOM
Foto: Arquivo SAAE





