Cientistas desenvolvem vacina personalizada contra câncer de mama

Tratamento combina vacina personalizada e imunoterapia para reduzir o tamanho do tumor, prevenir o avanço da doença e induzir imunidade

Pesquisadores do Centro de Câncer da Mayo Clinic, nos Estados Unidos, trabalham no desenvolvimento de vacinas terapêuticas personalizadas contra o câncer. A terapia é destinada a prevenir o avanço dos tumores e oferecer imunidade de longo prazo para os pacientes.

Testes pré-clínicos feitos com animais mostram que, em alguns casos, a injeção pôde induzir o encolhimento dos tumores. A combinação da vacina com imunoterapia também mostrou-se eficaz no prolongamento do tempo de vida dos animais em tratamento contra o câncer de mama, sem causar toxicidade significativa.

A vacina personalizada é fabricada no Centro de Medicina Individualizada da Mayo Clinic após o sequenciamento das células tumorais do paciente e a análise do DNA e das cadeias de aminoácidos.

Neoantígenos
Os cientistas escolhem até 36 neoantígenos – fragmentos das mutações da proteína do tumor encontrados na superfície das células cancerígenas – que podem gerar uma resposta imune mais forte ao organismo. A partir dessa seleção são desenvolvidos os ingredientes das vacinas.

O projeto é liderado pelo médico Keith Knutson, do Programa de Vacinas Personalizadas com Neoantígeno da Mayo Clinic e um dos responsáveis pelo Programa de Imunologia e Imunoterapia do Centro de Câncer da Mayo Clinic, na Flórida.

O cientista espera que os resultados sejam preservados nos testes com humanos e para diferentes tipos de câncer. “Podemos estar gerando imunidade que visa especificamente o câncer de mama, mas pensamos que a imunidade também pode ser protetora contra outros tipos de câncer”, disse Knutson em entrevista ao jornal Fortune no início de fevereiro.

Metrópoles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui