FCecon encerra projeto com Sírio-Libanês em cuidados paliativos, com novos protocolos

Iniciativa visa melhoria de processos em cuidados paliativos gerais, por meio de capacitações e otimização de protocolos

Reunião para o encerramento do curso ocorreu no auditório da FCecon, nesta terça-feira (28/02) - Foto: Laís Pompeu / FCecon

Após dez meses, foi encerrado, nesta terça-feira (28/02), o projeto em cuidados paliativos oferecido pelo Hospital Sírio-Libanês à Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM). O objetivo principal da iniciativa é de melhoria de processos em cuidados paliativos gerais, por meio de capacitações e otimização de protocolos.

O Programa de Cuidados Paliativos no SUS – Atenção Hospitalar, Ambulatorial Especializada e Atenção Domiciliar é realizado em parceria com o Ministério da Saúde e Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional (Proadi/SUS).

A reunião para o encerramento do projeto ocorreu no auditório da FCecon, na terça-feira (28/02), com a participação da gerente de Hospitais e Articulação com as Fundações de Saúde, Grace Kelly Penafort, representando a SES-AM, e dos setores da FCecon de Gerência de Enfermagem, Serviço de Terapia da Dor e Cuidados Paliativos, Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Serviço de Pronto-Atendimento, Ambulatório e Serviço de Navegação de Pacientes.

Iniciativa

Conforme a psicóloga do Hospital Sírio-Libanês, Catherine Conrado, o projeto visa promover a melhoria de processos em cuidados paliativos gerais, mediante capacitações e aprimoramento de protocolos.

Ao longo de dez meses, foram realizadas capacitações via Ensino a Distância (EaD) em cuidados paliativos para profissionais não paliativistas e um workshop, que contou com engajamento da equipe multiprofissional.

“Além dessas capacitações, desenvolvemos protocolos que se tornaram protocolos institucionalizados de controle de dor e de controle de dispneia, e acompanhamos dados em internações em UTI e pronto-socorro, e como é feito o serviço domiciliar ao paciente”, disse Catherine Conrado.

Serviços e conhecimento

A gerente de Enfermagem da FCecon, enfermeira Shirley Monteiro, destacou a disseminação e troca de conhecimento durante o projeto, que teve treinamentos aos servidores.

“O projeto representou um ganho aos profissionais da FCecon, com a troca de conhecimento com a equipe do Sírio-Libanês, especialmente para atendimento ao paciente em cuidados paliativos. É importante que dentro da instituição falemos a mesma linguagem, para benefício da assistência ao paciente”, disse Shirley.

O objetivo é alcançar a maior parte das unidades federativas e, em cada grupo de serviço (hospital, ambulatório e atenção domiciliar), implementar e melhorar processos em cuidados paliativos gerais. Os três serviços são oferecidos pela FCecon aos pacientes em cuidados paliativos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui