A Secretaria de Estado da Saúde (Susam) e a Prefeitura de Itacoatiara entregaram, na manhã desta segunda-feira (24/09), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) de Itacoatiara. A unidade, que começou a ser construída em 2010, teve obras retomadas em outubro do ano passado.
A unidade foi equipada, recebeu recursos humanos e agora está à disposição dos mais de 90 mil habitantes do município, para atendimentos de urgência e emergência de baixa complexidade.
O secretário estadual de Saúde, Orestes Guimarães de Melo Filho, ressalta durante a solenidade que a UPA Itacoatiara é uma das obras retomadas e concluídas pela atual gestão. “No momento em que chegamos ao governo, foram identificadas as obras que estavam paralisadas e a UPA de Itacoatiara foi uma delas. Fizemos uma avaliação do que seria necessário para a conclusão e estamos entregando, agora, para a população com muita alegria.
Quero comunicar também senhor prefeito, que nos próximos dias estaremos atendendo o seu pedido e entregando mais 01 ambulância ”, disse.
O prefeito Antônio Peixoto, de Itacoatiara, em sua fala disse que só tem a agradecer ao Governo do Amazonas por concluir e entregar a UPA, que começou a ser construída em 2010, no seu primeiro mandato.
“É uma dupla satisfação, porque essa obra começou quando eu também fui prefeito e está sendo entregue também na minha gestão. É mais um serviço que Itacoatiara recebe do Governo do Estado, que nos atendeu não somente nesta necessidade como também na recuperação da malha viária, onde também já estamos trabalhando”, afirmou.
A unidade que possui 07 leitos de observação, com capacidade de atendimento médio de 150 pacientes por dia, vai realizar serviços de urgência e emergência de baixa complexidade nas áreas de clínico geral e pediatria, oferecendo ainda suturas e curativos, inalação, gesso, raio x, eletrocardiograma e coleta de exames. Com isso, vai desafogar, diminuindo a fila e o tempo de espera por atendimento do Hospital José Mendes.