Saúde mental: empresa de tecnologia oferece benefícios para cuidar dos colaboradores

Janeiro é o mês dedicado à conscientização sobre a saúde mental, e o Brasil apresenta um quadro preocupante. Segundo levantamento da International Stress Management Association (Isma-BR), o país ocupa o segundo lugar no ranking de incidência de burnout no ambiente de trabalho. O termo significa esgotamento em razão do trabalho, que leva à exaustão física e emocional do colaborador.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), quadros de depressão, ansiedade e burnout fazem parte das doenças consideradas transtornos mentais e acabam afastando profissionais ao redor do mundo. Problemas de saúde mental foram a segunda maior causa de afastamento de colaboradores, segundo uma pesquisa da empresa de consultoria B2P, realizada entre 2020 e 2021, sendo maior que o número de licenças por conta da pandemia do Covid-19.

Em Manaus, a FPFtech é uma das empresas que investem na saúde e bem-estar dos colaboradores. O centro de tecnologia oferta, além do plano de saúde, um programa de qualidade de vida, que inclui aulas de yoga e o Gympass, uma plataforma que disponibiliza aplicativos de exercícios físicos, saúde mental, além de acesso à academia e consulta com psicólogos e terapeutas.

Segundo a Analista da Área de Pessoas da FPFtech, Ana Ferreira, devido à preocupação com os efeitos da pandemia do Covid-19, muitas empresas estão investindo no bem-estar dos colaboradores. “Na FPFtech, nós priorizamos a qualidade de vida das pessoas. Além dos benefícios, temos um ambiente de trabalho saudável e descontraído que estimula o bem-estar, a criatividade e a liberdade para o desenvolvimento das atividades”, destacou.

A Assistente de Projetos da FPFtech, Leandra Teixeira, conta que utiliza o benefício do Gympass para fazer musculação na academia e que a prática da atividade física tem melhorado sua qualidade de vida e sua produtividade no trabalho.

“Para mim foi extremamente importante, pois eu já estava há algum tempo sedentária, acima do peso e minha saúde estava bem ruim. Com os exercícios físicos, estou conseguindo dormir direito e me alimentando melhor. Eu tenho me sentido muito mais disposta para trabalhar e realizar minhas atividades do dia a dia”, finaliza.

Saúde mental e produtividade

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade.

Um estudo realizado pela Universidade da Califórnia constatou que funcionários mais felizes produzem 37% mais e são três vezes mais criativos do que aqueles que enfrentam questões de saúde mental.

Outra pesquisa, feita pela Universidade de Warwick, no Reino Unido, mostrou que a felicidade dos funcionários fez com que fossem 12% mais produtivos, mostrando que a saúde mental no trabalho está diretamente conectada com a produtividade organizacional.

Fotos: Divulgação/FPFtech

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui