Auditório lotado marca evento sobre Inteligência Artificial e Transformação Digital no TCE-AM

Foto: Joel Arthus

Com mais de 300 participantes presenciais entre gestores públicos, profissionais de tecnologia, acadêmicos e servidores, o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) realizou, na manhã desta quinta-feira (30), o evento “TCE 75+ : Transformação Digital e Inteligência Artificial no Controle Público”, evento que integrou as comemorações pelos 75 anos da Corte de Contas amazonense.

Promovido pela Secretaria de Tecnologia da Informação (Setin), em parceria com as secretarias de Controle Externo (Secex) e de Inteligência, (Segin) o encontro apresentou a trajetória tecnológica do Tribunal, com ênfase em projetos de inovação que vêm transformando o controle público por meio da digitalização de processos, uso de big data e aplicação de ferramentas de inteligência artificial.

A conselheira-presidente Yara Amazônia Lins destacou que o TCE-AM tem investido continuamente em tecnologia como eixo estratégico para a eficiência e transparência da gestão pública.

“O Tribunal de Contas do Amazonas tem sido pioneiro em adotar a inovação como princípio de gestão. A tecnologia é hoje uma aliada essencial do controle público e reforça o compromisso desta Corte com a modernização e o serviço à sociedade”, afirmou.

Linha do tempo da inovação

Durante a abertura, o secretário de Tecnologia da Informação do TCE-AM, Elynder Belarmino, fez uma retrospectiva das últimas quatro décadas da evolução tecnológica da instituição, desde a aquisição do primeiro computador, em 1989, até a criação da plataforma Amazon.IA, lançada neste ano e considerada como pioneira no controle público no país.

“Cada marco tecnológico representa um passo na consolidação de um Tribunal moderno, seguro e conectado às necessidades do cidadão. O futuro já começou, e ele passa por sistemas inteligentes, processos automatizados e decisões cada vez mais baseadas em dados”, afirmou Elynder.

Durante sua fala, o secretário destacou a criação da Diretoria de Inteligência Artificial, o fortalecimento da governança de TI, e o compromisso do Tribunal em manter-se na vanguarda da inovação com novas soluções, como o Assistente Processual, sistema que permite interação direta com os processos eletrônicos para apoio às auditorias e julgamentos.

Debates e painéis temáticos

A programação do evento incluiu dois painéis temáticos. O primeiro, mediado por Elynder Belarmino, contou com as participações do fundador e diretor-geral da plataforma brasileira de Big Data & Inteligência Artificial Redmaxx, Márcio Lins, do secretário-geral de Controle Externo, Mário Sato, e do diretor de Projetos e Inovação da Setin, Saulo Coelho Lima. A palestra magna de Márcio Lins abordou o uso de big data e inteligência artificial para auditorias e controle, destacando a importância da análise preditiva para prevenção de fraudes e otimização de recursos públicos.

O segundo painel teve como tema “Dados, I.A. e Inteligência: Otimizando Ações de Fiscalização e Controle”, com apresentações do chefe do Departamento de Inteligência do TCE-AM, Luiz Fabiano Mafra Negreiros, e do diretor de Inteligência Artificial, Arlesson de Souza dos Anjos. Ambos apresentaram soluções desenvolvidas internamente para análise de grandes volumes de dados e apoio às fiscalizações presenciais.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui