O ex-presidente Donald Trump disse no sábado que o presidente russo Vladimir Putin foi “encorajado” a invadir a Ucrânia depois de testemunhar a retirada “incompetente” dos EUA do Afeganistão no ano passado – como ele disse que os EUA não estariam nessa posição se ele ainda estivesse em a Casa Branca.
“Primeiro de tudo, é chocante porque nunca deveria ter acontecido, não teria acontecido”, disse Trump na ” Fox & Friends “.
Trump estava reagindo às crescentes tensões na fronteira Ucrânia-Rússia em meio a temores de uma iminente invasão russa. No sábado, o Departamento de Estado ordenou que o pessoal não emergencial da embaixada em Kiev fosse evacuado, horas depois que o conselheiro de segurança nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, pediu aos americanos que saíssem do país.
“Como dissemos antes, estamos na janela quando uma invasão pode começar a qualquer momento, caso Vladimir Putin decida ordená-la”, disse Sullivan em uma coletiva de imprensa na Casa Branca.

Um carro diplomático sai do território da embaixada dos EUA em Kiev, Ucrânia, em 12 de fevereiro de 2022. (REUTERS/Valentyn Ogirenko)
Trump diz que a culpa pela situação pertence ao governo Biden e a vinculou à retirada do Afeganistão em agosto – alegando que tanto a China quanto a Rússia estavam observando de perto.
“Como chegamos aqui foi quando eles assistiram ao Afeganistão, e eles assistiram à retirada mais incompetente da história de provavelmente qualquer exército, muito menos apenas nós, e o presidente Xi [Jinping] e o presidente Putin – veja o que acontece com a China muito em breve com Taiwan – e eles assistiram aquilo e disseram: ‘O que está acontecendo? Eles não sabem o que estão fazendo.’ E, de repente, acho que eles ficaram muito mais ambiciosos.”
“Acho que Putin realmente queria negociar por um período de tempo, mas quando ele assistiu ao Afeganistão, quando viu aquela retirada inacreditavelmente ruim, incompetente, onde eles tiraram os militares primeiro, onde deixaram para trás US $ 85 bilhões em equipamentos para o Talibã ter e usar e, claro, as mortes que aconteceram – quando eles assistiram a tudo isso, acho que ficaram encorajados”.
Ele alegou novamente que a situação não estaria onde está agora se ele ainda fosse presidente.
ARQUIVO – Nesta foto de arquivo de 28 de junho de 2019, o presidente Donald Trump, à direita, cumprimenta o presidente russo, Vladimir Putin, à esquerda, durante uma reunião bilateral à margem da cúpula do G-20 em Osaka, Japão. (Foto AP/Susan Walsh, Arquivo)
“Eu o conheço muito bem, me dei muito bem com ele, interrompi seu pipeline, eu os sancionei mais do que ninguém jamais os sancionou”, disse ele. “Ninguém nunca foi tão duro com a Rússia, mas eu me dei muito bem com Putin, nós nos respeitávamos. Acho que você tem um jogo totalmente diferente agora.”
O presidente Biden falará com Putin no sábado, mas Trump descartou a importância de tal telefonema.
“Este é apenas um exercício, ele não vai dizer nada a ele e não acho que neste momento Putin esteja ouvindo”, disse ele.






