Um golfinho e uma tartaruga marinha foram encontrados mortos na tarde de quarta-feira (13), em Salinópolis, litoral nordeste do Estado. Relatos de internautas sobre a presença dos cadáveres dos animais na Praia do Atalaia começaram a surgir nas redes sociais ainda durante a noite, com pessoas preocupadas e tristes com o caso.
Em nota, a assessoria de comunicação da Prefeitura de Salinópolis disse que incidentes do tipo vêm acontecendo ao longo do tempo não só com tartarugas e golfinhos, mas com várias espécies de peixes e animais marinhos, que, na maioria dos casos, são vítimas de redes de pescas, da ingestão de lixo jogado no mar ou mesmo de mortes por causas naturais.
As mudanças de temperatura e clima causados pelo inverno amazônico podem explicar alguns casos. Segundo a prefeitura, muitos animais perdem suas rotas e ficam desorientados nessa época do ano.”Não houve registro junto à prefeitura ou ao Corpo de Bombeiros do município sobre mortalidade anormal de animais marinhos nas praias de Salinópolis”, destaca o comunicado.