
A Secretaria de Segurança Pública (Sesp-MT) fez a desocupação da área que começou a ser explorada irregularmente por mais de 200 invasores, desde o último domingo (28), após um boato de que havia ouro na região às margens da MT-418, antiga BR-174, em Colniza (a 1.065km de Cuiabá). O local está cercado por forças policiais para evitar novas invasões.
Na noite de quarta-feira (31), o trânsito de veículos e pessoas na rodovia passou a ser controlado pelas forças de segurança, para evitar que as pessoas voltassem e outras continuassem escavando e abrindo crateras. Segundo a Sesp-MT, esse controle será mantido pelo tempo que as autoridades locais e os responsáveis pelas obras na via considerarem necessário.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
Um sítio arqueológico no local foi descoberto durante obras na estrada em direção à Linha 08, sentido Aripuanã, e o perímetro está sendo delimitado. A força-tarefa integra as equipes das Polícias Militar, Civil e Federal, além da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e Ministério Público Estadual.
“A adoção dessa medida tem como objetivo a preservação dos achados históricos e a segurança dos trabalhadores e de quem trafega regularmente na rodovia”, informou a Sesp.
O Governo ainda desmentiu o boato de que ouro foi achado no local. O Iphan também já foi acionado e a obra terá continuidade após liberação do Instituto.
RepórterMT




