
Pelo menos 36 pessoas morreram e esforços de busca ainda estão em andamento nas ilhas havaianas , já que a influência do furacão Dora ao sul das ilhas e uma forte crista de alta pressão ao norte alimentam incêndios florestais perigosos.
“Enquanto os esforços de combate a incêndios continuam, 36 mortes no total foram descobertas hoje em meio ao incêndio ativo de Lahaina. Nenhum outro detalhe está disponível neste momento”, de acordo com um comunicado de imprensa do condado de Maui.
Equipes de bombeiros lutaram contra incêndios em Maui e na Ilha Grande na terça-feira, quando rajadas de vento de mais de 110 km/h ajudaram a espalhar as chamas. Um dos maiores incêndios na parte norte da Ilha Grande queimou mais de 1.800 acres.
“Os ventos diminuirão lentamente na quinta-feira nas ilhas, já que a forte alta pressão ao norte continuará enfraquecendo e se movendo para o oeste”, disse o meteorologista sênior do FOX Forecast Center, Jordan Overton.
“Espera-se que um padrão de vento alísio muito típico de agosto se desenvolva no fim de semana, onde os ventos podem atingir rajadas de 10 a 20 mph diariamente”, disse Overton. “O NWS lançou os Alertas de Vento e Fogo para as Ilhas.”
“Este é um desastre sem precedentes como resultado indireto da passagem do furacão Dora ao sul de nossas ilhas”, disse a tenente governadora do Havaí, Sylvia Luke. “É realmente devastador, e meu coração está com os residentes de Maui e todos os afetados”.
À medida que os incêndios florestais continuam, os visitantes com hospedagem atual e planejada nos hotéis de West Maui podem precisar de outras acomodações, disse Luke na quarta-feira ao emitir uma proclamação de emergência para estender o estado de emergência a todos os condados, desencorajar viagens aéreas não essenciais para Maui e ordenar todas as agências estaduais afetadas para ajudar na evacuação.
“Esta proclamação é para desencorajar viagens para as áreas afetadas, para que possamos priorizar nossos escassos recursos para os residentes de Maui que precisam desesperadamente de assistência”, disse Luke.
O Departamento de Transporte do Havaí disse que 1.800 pessoas se abrigaram durante a noite no aeroporto de Kahului devido a voos cancelados e chegadas de voos, com muitas rodovias do lado oeste fechadas. O HDOT trabalhou com as companhias aéreas e com a Administração de Segurança de Transporte para proteger os passageiros enquanto os incêndios florestais continuavam a arder em Lahaina e no interior.
“Este não é um lugar seguro para se estar em certas partes de Maui. Temos abrigos que estão lotados. Temos recursos que estão sendo tributados”, disseram autoridades de Maui.
Grande parte de Lahaina foi destruída, com os moradores contando cenas “apocalípticas” quando dezenas de casas e empresas foram incendiadas.
A cena dramática saudou Jayson Duque enquanto ele evacuava sua casa em Lahaina, enquanto mais de 1.000 acres foram queimados na cidade. Sua filmagem mostrou uma enorme nuvem de fumaça enquanto as chamas engolfavam várias casas. Pelo menos 80 pessoas foram evacuadas de lá, e mais evacuações são prováveis, disse o prefeito.
A Guarda Nacional chegou ao condado de Maui por ordens do Departamento de Defesa do Havaí após a emissão de uma proclamação de emergência pelo prefeito de Maui, Richard Bissen.
Membros da Guarda Costeira dos EUA responderam às áreas impactadas onde os residentes entraram no oceano devido às condições de fumaça e incêndio. Algumas equipes foram enviadas para Front Street Beach e Lahaina Small Boat Harbor, onde resgataram pessoas das águas. Autoridades da cidade disseram que esses indivíduos foram transportados para áreas seguras.
Embora a causa de muitos dos incêndios florestais permaneça sob investigação, a combinação de linhas de energia caídas e arbustos secos está sendo examinada como uma possível causa de alguns dos incêndios. Na última verificação, quase 15.000 clientes ficaram sem energia na quarta-feira em todo o estado.
A Cruz Vermelha Americana abriu um centro de evacuação na Maui High School. Eles também estão trabalhando em abrigos de emergência em Kihei, Lahaina e Pukalani.
As autoridades disseram que as escolas em Maui permanecerão fechadas devido às condições inseguras do campus e aos danos causados pelos fortes ventos.
A Rodovia Hononoapiʻilani permanece aberta apenas para tráfego de saída. Os motoristas devem esperar tráfego intenso. Todos os serviços de passageiros de ônibus de Maui foram temporariamente suspensos.
Espera-se que as condições de vento diminuam à medida que o gradiente entre o cume de alta pressão e Dora diminui nos próximos dias, disse o FOX Forecast Center.
Ver essa foto no Instagram




