Argentina: Com 61, 21% dos votos apurados Javier Milei da Direita é o mais votado

Com 61,21% dos votos apurados, o candidato à Presidência de extrema direita Javier Milei é o mais votado nas eleições primárias da Argentina, realizada neste domingo (13), de acordo com a contagem oficial.

Com 61, 21% dos votos apurados:

  • Javier Milei tem 32,57%
  • Sergio Massa 20,64%
  • Patricia Bullrich tem 17,0%
Milei, do La Libertad Avanza, tem 32,57% dos votos. O candidato propõe dolarizar a economia e fechar o Banco Central. Admirador de Jair Bolsonaro e Donald Trump, ele une o voto dos indignados com os partidos tradicionais, principalmente entre os mais jovens.

Votando cedo no domingo, Milei disse a repórteres que membros da “casta de políticos entrincheirados” estão tentando estigmatizá-lo e que a Argentina tem uma chance de mudar após décadas de fracasso.

O ministro da Economia, Sergio Massa, ligado aos peronistas, tem 20,64%. O Ministério do Interior indicou que a ex-ministra da Segurança, Patricia Bullrich, lidera as primárias da coalizão de oposição Juntos por el Cambio, com 17,0%.

No total, Juntos pela Mudança alcança 27,57% dos votos e o Peronismo 25,48% – considerando os votos de seu outro candidato, Juan Grabois.

Foto legenda: Javier Milei durante evento político em Buenos Aires no dia 7 de agosto de 2023 — Foto: Agustin Marcarian/REUTERS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui