A Semana Municipal de Proteção a Floresta foi aberta nesta segunda-feira, dia 20, com uma programação que inclui palestras, oficinas e alertas sobre queimadas.
A realização é da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Sedema) com a proposta de incentivar ações e promover atividades que ajudem na conscientização sobre a preservação e proteção das florestas.
Em todas as abordagens, os técnicos mostram que a Floresta Amazônica está constantemente ameaçada pelo desmatamento e por queimadas e promovem a conscientização sobre a importância das florestas para a qualidade de vida da humanidade.
No ato de abertura, a equipe da coordenação de Educação Ambiental palestrou pela manhã no Centro Educacional Infantil Novo Horizonte.
Na terça-feira (23), a programação será na agrovila do Mocambo, onde além de oficinas que serão oferecidas para a comunidade, os técnicos levarão alertas e orientações sobre os impactos que queimadas causam ao meio ambiente, com a participação da Brigada Florestal e Corpo de Bombeiros.
Na quarta-feira (24) haverá uma Oficina de Produção de Mudas para alunos do 9º ano da Escola Estadual Gentil Belém, a partir de 8h no Centro Multifuncional.
Na quinta-feira (25), a escola Charles Garcia recebe a equipe para um diálogo com os alunos sobre as florestas que são um bem inestimável para o meio ambiente.
A programação encerra na agrovila do Caburi, na sexta-feira, 26, com palestras, oficinas e alertas sobre as queimadas.
As ações tem a parceria do Fundo Estadual do Meio Ambiente, Cáritas Diocesana de Parintins, Área Missionária Nossa Senhora do Rosário, Corpo de Bombeiros de Parintins, Brigada Florestal de Parintins, IPAAM e SEMA.
O secretário da Sedema, Wescley Dray, ressalta as ações que apresentam soluções que colaborem para a proteção das matas, bem como a conservação da fauna e flora.