O prefeito de Manaus, David Almeida, revelou nesta quinta-feira (29/8) uma das razões que colocaram ele e o governador Wilson Lima em campos opostos nas eleições deste ano: “Ele queria que eu transformasse o vice-governador em meu vice-prefeito. Eu disse, essa proposta você faz a ele, se ele aceitar você volta aqui que a gente conversa, e eu estou esperando ele até hoje”.
A declaração foi dada durante entrevista ao vivo nesta quinta-feira (29/8) a um grupo de portais, o G6, composto pelo Blog do Hiel Levy e os portais Marcos Santos, Amazonas Atual, BNC, Mário Adolfo e Único.
”Eu nunca tinha visto isso. Uma proposta que não tem cabimento, dentre outras, e eu vou me ater somente a essa. Eu disse, vai lá e convence o Tadeu”, relatou o prefeito, candidato à reeleição pela Coligação Avante, Manaus (Avante, PSD, MDB, DC e Agir), fazendo referência a Tadeu de Souza, que além de vice-governador, é presidente municipal do Avante, partido que o prefeito preside no Amazonas.
Na mesma entrevista, David ressaltou que não tem nada contra a pessoa, mas que devido a proposta inaceitável, o governador lançou candidato próprio. E acrescentou. “Ele pagando o que deve, não a mim, mas a Manaus, a gente volta a conversar. Eu fiz um acordo por Manaus e tenho o dever de cobrar, de defender Manaus”.
Homem de confiança
Tadeu de Sousa é amigo de longa data do prefeito, foi chefe da Casa Civil da gestão David Almeida e nas eleições de 2022, quando Wilson Lima disputou a reeleição, David Almeida fez um acordo. Indicou Tadeu como candidato a vice na chapa de Wilson em troca de investimentos do Estado em Manaus.
“O acordo que eu fiz em 2022, garantiu a reeleição dele. Eu pedia para as pessoas votassem e as pessoas não queriam votar nele, essa é a verdade… Eu pedia: votem por Manaus. Agora é a hora dele pagar o compromisso que foi feito em 2022, pelo menos os que ainda estão pendentes”, acrescentou o prefeito, em referência aos convênios que o Estado fez com a prefeitura para obras de infraestrutura e que estão com repasses estaduais pendentes.
São três convênios, para a construção dos viadutos da Avenida das Torres e da Bola do Produtor (Rei Pelé) e Parque Municipal Amazonino Mendes. O viaduto da Avenida das Torres e o Parque já foram entregues em tempo recorde, mesmo o Estado tendo repassado apenas uma parcela dos valores; e o complexo Rei Pelé, a Prefeitura liberou nesta semana a primeira alça viária.