Com a finalidade de purificar a água barrenta do rio para melhorar a qualidade de vida das pessoas, a Prefeitura de Parintins implantou a Solução Alternativa Coletiva Simplificada de Tratamento de Água nas comunidades Nossa Senhora do Perpétuo Socorro do Paraná de Parintins de Baixo e Nossa Senhora das Graças do Paraná do Limão de Cima. Os serviços foram realizados pela equipe do Programa Salta-Z da Secretaria Municipal de Pecuária, Agricultura e Abastecimento (Sempa), de 17 a 19 de setembro.
Os técnicos ativaram o sistema de água na Nova Olinda do Borralho, entregaram motor bomba de alta potência e 300 metros de mangueira em Nossa Senhora de Nazaré no Paraná do Arco, além de 100 metros de mangueira na Vila Bentes. O cronograma atendeu ainda a comunidade Santa Rita do Boto, com envio de material para o funcionamento do novo motor destinado pela Prefeitura de Parintins à localidade, onde quase 30 famílias já enfrentam as consequências da estiagem, devido ao isolamento.
De acordo com a secretária municipal de produção rural, Adriana Nunes, a Prefeitura de Parintins não mede esforços para garantir água de qualidade aos ribeirinhos. “Essa tecnologia trata a água captada diretamente do Rio Amazonas para torná-la potável ao consumo humano. Hoje, a Sempa tem se empenhado no Programa Salta-Z para chegar às comunidades. O prefeito Bi Garcia ampliou a ação operacional para não haver falta de água em áreas mais afetadas nesse período atípico”, explica.
Implantado pela Prefeitura de Parintins a partir de outubro de 2019, o Programa Salta-Z, coordenado pelo especialista na tecnologia criada pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Samuel Reis, possui sistemas de tratamento de água nas comunidades do Boto, Paraná do Espírito Santo de Cima e do Meio, Itaboraí do Meio, Menino Deus – Paraná de Parintins, Brasília, São José do Limão, Limão de Cima, Vila Bentes, Costa da Águia, Saracura, Borralho, Ilha das Guaribas, Ilha das Onças e Araçatuba.