Rock: Alex Van Halen diz que pai lhe deu a primeira bebida aos 6 anos; mãe achava que a música da banda era ‘uma vergonha’

Alex Van Halen escreveu em seu novo livro que seu pai lhe deu sua primeira bebida quando ele tinha 6 anos. (Fin Costello/Redferns)

Alex Van Halen está acertando as contas com seu passado em seu novo livro de memórias “Brothers” sobre seu relacionamento com Eddie Van Halen .

Entre as muitas revelações no livro que se aprofunda em sua vida com seu irmão mais novo e companheiro de banda do Van Halen, Alex escreve que tomou sua primeira bebida alcoólica aos 6 anos de idade, que lhe foi dada por seu pai, de acordo com a revista People e a Rolling Stone.

Alex e Eddie Van Halen e David Lee Roth, junto com o filho de Eddie, Wolfgang Van Halen, fizeram uma turnê juntos em 2015. (Steve Granitz/WireImage)

“Ele não me deu uma chupeta; para me acalmar, ele me deu um cachimbo de tabaco”, escreveu Alex no livro de memórias, de acordo com a People. “Eu era jovem quando percebi pela primeira vez que o álcool tinha esse efeito em mim — que ele elevava meu ânimo como nada mais. Para pessoas cujos corpos reagem ao álcool da mesma forma que o meu, é como se você tivesse voltado ao útero. Tudo é quente e fofo, não importa onde você esteja.”

Ele disse ao The Guardian em uma entrevista que ele e Eddie “eram ‘profissionais’ [em beber] quando tínhamos 13 anos”.

Alex disse à Rolling Stone que, quando era adolescente, bebia “do momento em que acordava até o momento em que ia dormir”.

Os pais deles eram rígidos e, embora a mãe incentivasse o amor deles pela música — o pai era músico de jazz — ela queria que eles estudassem música clássica, não rock.
“Eu era jovem quando percebi pela primeira vez que o álcool tinha esse efeito em mim — que ele elevava meu ânimo como nada mais.” diz Van Haley.

O amor da mãe pela música clássica surgiu da esperança de “aceitação no mundo branco”, disse Alex, de acordo com o The Guardian. A mãe, que era indonésia, enfrentou racismo tanto por sua herança quanto por seu casamento inter-racial com o pai, que era holandês, ao longo da vida.

Ele disse que, por essas razões, ela viu a música do Van Halen como uma “vergonha” durante toda a sua vida.

Em 2021, Alex disse ao Modern Drummer que parou de beber em 1986, depois que seu pai, que também era alcoólatra, morreu.

“Quando nosso pai faleceu, depois de nossa longa vida de turnês e fazendo música [onde] havia álcool envolvido… Olhei para ele e, sem falar, disse: ‘Vou tentar melhorar.’ Então, parei. Você tem a obrigação e a responsabilidade de [trabalhar] sem inspiração artificial”, disse ele ao canal, de acordo com o Ultimate Classic Rock.

Eddie morreu em 2020 após uma longa batalha contra o câncer de língua e garganta.

Alex disse ao Guardian que, embora ame profundamente seu irmão, ele ainda luta contra a raiva dele por não levar seu câncer a sério o suficiente.

Quando Eddie foi diagnosticado com câncer de língua pela primeira vez em 2000, Alex disse “em vez de ir a um oncologista, ele foi a um cirurgião oral que usou uma lâmina que poderia derrubar uma árvore para cortar parte de sua língua. Ed, o que p— você está pensando?”

Alex também falou sobre seu relacionamento complicado com o vocalista original do Van Halen, David Lee Roth , que ele disse ter sido seu primeiro contato após a morte de seu irmão Eddie.

“Acho que Dave está se mantendo discreto agora”, disse Alex Van Halen ao USA Today esta semana.

“Não sei seu estado mental em termos de como ele está lidando com tudo isso. Fui ensinado desde cedo que o campo da música não é sobre notas e coisas assim. É sobre relacionamentos, e o que todos nós tínhamos (no Van Halen) era profundamente emaranhado.”

Ele disse que não coloca Roth fora da banda em 1985 “contra ele. Não estamos aqui para mantê-lo prisioneiro. Mas foi muito revelador como a dinâmica de certas entidades foi distorcida pelas pessoas ao redor dele. Dave estava no meio de (grande sucesso) onde ele não estava pensando claramente, e ele admitiria isso agora. Essa é a razão pela qual liguei para ele primeiro, apenas para descobrir que 23 anos mudam as pessoas.”

Depois que o repórter do USA Today perguntou se sua conversa com Roth “não foi como o esperado”, Alex respondeu que Roth “não é o mesmo cara. Mas se ele me ligasse agora, eu atenderia o telefone. É sobre dignidade humana e respeito.”

Apesar das diferenças entre Alex e Eddie Van Halen e Roth no início — eles estavam preocupados com a música, enquanto ele queria ser mais um showman — tudo deu certo, e a banda se tornou um grande sucesso.

Alex disse ao USA Today que também sentiu que “o espírito da banda acabou em 1984” depois que Roth saiu e Sammy Hagar entrou.

“Fizemos um bom trabalho depois disso, mas o aspecto espiritual primário, a magia, o potencial, olhar para o futuro juntos, todas essas coisas, nossas origens mutuamente estranhas — foi isso que fez o Van Halen”, ele explicou. “Ed e eu éramos outsiders. Dave era um outsider. Esses tipos de coisas intangíveis fazem o tecido de como estávamos unidos.”

Em “Brothers”, Alex critica as habilidades musicais de Roth, dizendo que ele às vezes cantava desafinado e tinha problemas com ritmo, acrescentando que o produtor da banda queria substituí-lo por Hagar desde o início, de acordo com o The Guardian.

Mas ele também defende o estilo maluco que trouxe para o Van Halen.

“Ele estava procurando pelos Doobie Brothers”, disse Alex sobre o produtor Ted Templeman. “Queríamos ser mais ‘Led Zeppelin II’. Queríamos improvisar. Ele queria que soássemos exatamente como seu corte de cabelo — bem apertado.”

As tensões aumentaram entre Eddie, Alex e Roth, e explodiram depois que Eddie colaborou com Michael Jackson em “Beat It”.

Alex disse que ficou frustrado até com Eddie por fazer isso.

“O que p— você está fazendo tocando naquele disco?”, ele disse ao The Guardian sobre sua reação na época. “Você não percebe que só tem alguns solos excelentes em você? Não dê um para Michael Jackson!”

No final, Roth usou a infidelidade profissional de Eddie como desculpa para desistir, Alex contou ao The Guardian, e Hagar interveio.

Alex e Roth conversaram sobre uma turnê de reunião do Van Halen após a morte de Eddie, Alex contou à Rolling Stone recentemente, mas a turnê fracassou quando Roth se recusou a fazer uma homenagem ao falecido roqueiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui