Conselheiro do TCE-AM e presidente da Agência Nacional de Águas discutem saneamento e recursos hídricos em Manaus

Foto: Ana Cláudia Jatahy/ECP

O conselheiro e coordenador-geral da Escola de Contas Públicas (ECP) do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), Júlio Pinheiro, participou, na última quarta-feira (27), de uma reunião com Verônica Sanchez, diretora-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), e Pedro Augusto Freitas, presidente da Águas de Manaus. A reunião, realizada na sede da concessionária, abordou questões essenciais relacionadas ao tratamento de esgoto e à qualidade da água distribuída em Manaus.

Durante o encontro, o conselheiro destacou a relevância do debate sobre educação ambiental e recursos hídricos com Verônica Sanchez, considerada uma das maiores autoridades no assunto no Brasil. Já o presidente da Águas de Manaus detalhou os avanços no setor de saneamento da capital, mencionando a meta de construir 88 estações de tratamento de esgoto até 2033, beneficiando mais de 90% da população.

Após a reunião, a comitiva visitou o Beco do Nonato, na Cachoeirinha, e a Estação de Tratamento de Esgoto do Educandos. O Beco, que abriga cerca de 900 moradores, foi pioneiro na instalação de redes de água tratada e esgotamento sanitário para áreas de palafitas em Manaus. Desde 2023, todo o esgoto doméstico do local é coletado e tratado, um exemplo de boas práticas em saneamento, conforme destacou Verônica Sanchez.

A diretora-presidente da ANA elogiou o papel do TCE-AM, presidido pela conselheira Yara Amazônia Lins, no estímulo a políticas públicas voltadas à qualidade da água e ao saneamento básico nos municípios do Amazonas e também ressaltou que o trabalho realizado no Beco do Nonato serve como modelo para outras regiões do país.

Programação de encerramento do ano letivo da ECP

Verônica Sanchez estará em Manaus nesta sexta-feira (29) como uma das palestrantes do evento de encerramento do ano letivo da Escola de Contas Públicas. Com início às 8h, o evento contará com a apresentação de abertura do conselheiro Júlio Pinheiro, que fará um balanço das atividades realizadas pela ECP ao longo do ano.

A programação inclui a palestra magna “Amazônia – Um Território Hídrico”, apresentada pelo professor José Galizia Tundisi, da Universidade de São Paulo (USP), e o painel “O Papel dos Tribunais de Contas no Controle e Proteção Ambiental”, que discutirá a contribuição dos órgãos de controle para a preservação ambiental, com moderação do professor Alexandre Rivas, diretor da Escola de Contas Públicas.

Outros temas abordados serão os desafios do novo marco regulatório de saneamento básico, com o professor Jerson Kelman, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e os avanços legislativos em recursos hídricos e seus desafios contemporâneos, com participação da diretora-presidente da ANA, Verônica Sanchez.

O evento será encerrado com a apresentação do programa de monitoramento ambiental do Amazonas, conduzido pelo professor Sérgio Duvoisin Junior, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui