Prefeito Mateus Assayag celebra novos investimentos para fortalecer saúde ribeirinha em Parintins

Durante a visita da ministra da Saúde, Nísia Trindade em Manaus, o prefeito de Parintins, Mateus Assayag, acompanhou os anúncios de novos investimentos para os municípios do Amazonas, destacando a importância do fortalecimento da saúde ribeirinha. A ministra assinou uma portaria que amplia os recursos destinados às equipes de Saúde da Família Ribeirinha, medida que beneficia diretamente Parintins, que conta com uma extensa zona rural.

Segundo o prefeito, o novo programa da Saúde da Família Ribeirinha vem para somar aos esforços que a Prefeitura já realiza diariamente. “Temos mais de 200 comunidades espalhadas ao longo de várias calhas de rio, e a nossa gestão mantém um trabalho constante para levar saúde a cada uma delas, seja com as Unidades Básicas de Saúde, ambulâncias, ambulanchas para o transporte de pacientes ou o trabalho dos agentes comunitários de saúde, que fazem a prevenção e o acompanhamento das famílias ribeirinhas”, afirmou Mateus Assayag.

A assessora técnica da Secretaria Municipal de Saúde, Nara Koide, explicou que a nova portaria assinada pela ministra Nísia Trindade trará impacto significativo para a saúde em Parintins. “Os recursos anunciados permitirão a contratação de mais profissionais para as equipes ribeirinhas e a ampliação dos meios de transporte, incluindo apoio terrestre além do transporte fluvial. Isso vai garantir um acesso mais rápido e eficiente ao SUS nas comunidades ribeirinhas”, destacou.

O secretário de Saúde de Parintins, Clerton Rodrigues, reafirmou a importância do projeto para aperfeiçoar o trabalho já realizado no município. “Parintins conta com cinco equipes de Saúde da Família Ribeirinha e 18 pontos de apoio espalhados pelas comunidades. Com os novos investimentos, a gestão reforça seu compromisso em ampliar e melhorar o atendimento às populações mais afastadas, garantindo assistência médica de qualidade”, ressaltou.

Texto: Márcio Costa – SECOM
Fotos: Francisco Cabral – SECOM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui